Noca Móveis investe em logística reversa com programa de recompra
Marca gaúcha inovou com conceito inovador de fabricação ao mercado nacional é referência também na destinação correta dos produtos da sua linha
Publicado em 8 de dezembro de 2022 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo
Com peças 100% recicláveis, a Noca — que imprimiu um novo status ao hábito de consumir móveis —, inova ao lançar no mercado brasileiro a tecnologia polyvinyl para produzir um mobiliário contemporâneo com alta durabilidade. Com opções para cozinha, lavanderia, banheiro, closet, quarto e sala, além de linhas para ambientes corporativos, a marca investe na destinação correta de seus produtos, da produção ao descarte e, depois, ao retorno à cadeia produtiva, completando o ciclo da logística reversa.
Ou seja, após seu uso, a linha Noca pode ser corretamente descartada, utilizada na compra de outra peça da marca ou entregue a um reciclador para, enfim, retornar à unidade fabril e se tornar outra peça. Para os clientes que não encontrarem sozinhos uma solução de destino correto, todas as lojas da rede aceitam o móvel usado de volta. E oferecem ainda o programa recompra — um voucher equivalente ao peso do item entregue para ser investido na aquisição de outro.
Com vida útil longa, 70% dos produtos de polyvinyl duram entre 15 e 100 anos. Outros 22% de 2 a 15 anos e apenas 8% são considerados descartáveis, com durabilidade de até dois anos.
– Produção de móveis em outubro
“Acompanhar os melhores hábitos de consumo nos tempos de hoje pode ser uma escolha, mas também é uma reflexão sobre a valorização da vida, para que as gerações futuras recebam um planeta em melhores condições”, ressalta o gerente nacional da Noca, Carlos Eduardo Dal Vesco. “Essa preocupação fez surgir a necessidade de produzir móveis com materiais 100% recicláveis que podem se transformar em outros objetos ao serem descartados”.
Na linha de frente, os insumos como aparas, refugos e sobras não utilizados na produção do mobiliário retornam para a fábrica, são triturados e transformados em componentes para dar vida a novos móveis. O baixo consumo de energia na fabricação e a matéria-prima que não agride a natureza são outros pontos relevantes no momento de optar por um item do portfólio Noca.
Logística reversa
O polyvinyl, que tem por base o cloreto de sódio, o conhecido sal de cozinha, é um material extremamente versátil, flexível ou rígido, e pode incorporar cores variadas — características que possibilitam seu uso na fabricação de diversos outros itens. É leve, resistente, fácil de instalar, de limpar, não propaga chamas, pode ser molhado, não mofa, tem ótimo isolamento termoacústico. E, acima de tudo, é durável — requisito importantíssimo para quem busca peças ecologicamente corretas e têm o descarte entre suas preocupações.
A Noca Móveis teve início da operação em 2020. A marca gaúcha produz móveis de polyvinyl, cuja base é composta 70% por cloreto de sódio (o sal de cozinha), revestidos e com aparência de madeira. Em 2022, a rede já soma 14 lojas abertas nas regiões Sul e Sudeste, incluindo mais recentemente Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Pelotas (RS). A projeção para 2023 é chegar a 50 novas unidades.
Acompanhe as notícias sobre a indústria moveleira! Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades!