Greenplac anuncia expansão com nova fábrica de formol em Água Clara (MS)

O objetivo, segundo diretor Valmir Souza, é conquistar a auto sustentabilidade, preservando o meio ambiente e gerando novos empregos

Publicado em 28 de outubro de 2020 | 10:35 |Por: Thiago Rodrigo

A Greenplac, uma das mais modernas indústrias de MDF do país, acaba de inaugurar uma nova unidade no município de Água Clara (MS). A nova fábrica de formol da Greenplac, com capacidade para produzir cerca de 3 mil toneladas por mês, funcionará próxima à fábrica de resina, ambas localizadas dentro do complexo industrial do grupo. “Com a produção do formol, conseguimos verticalizar ainda mais a cadeia de fornecimento de matéria-prima, buscando ser autossustentável, respeitando o meio ambiente e gerando novos empregos”, diz Valmir Souza, diretor da fábrica.

Atualmente, a indústria de MDF produz 90% dos insumos utilizados na fabricação do MDF. Todo o eucalipto utilizado pelo grupo vem de plantações próprias, além da água de reuso e a produção de energia. O formol é a matéria-prima básica para a produção de resina (ureia formol) e da resina melaminica, material utilizado na impregnação do papel para revestir as placas de MDF. Uma parte do formol que não for consumido pela empresa será colocado para venda no mercado interno.

Divulgação Greenplac

nova fábrica de formol da Greenplac

Valmir Souza, diretor da fábrica da Greenplac

O grupo também se prepara para iniciar a produção de melamina. “Sabemos que a matéria-prima afeta diretamente a qualidade do produto. Por isso, investimos na verticalização e trabalhamos constantemente para melhorar nossos processos”, diz Souza.

Certificações

Recentemente, a Greenplac finalizou todo o processo de auditoria e conquistou a recomendação à certificação FSC (Forest Stewardship Council) – concedido pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. O selo reconhecido internacionalmente identifica florestas manejadas com responsabilidade, capazes de conciliar as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.

Móvel do futuro é feito de polyvinyl

A empresa também começou a busca pelo ISO (International Organization for Standardization), certificação que promove a padronização das normas e procedimentos a serem seguidos em todo o processo industrial, atestando que atua de acordo com padrões internacionais de qualidade e gestão ambiental. As certificações também fazem parte do crescimento da indústria de MDF.

Crescimento constante

O ano de 2020, apesar de todos os percalços com a pandemia, foi importante para o complexo industrial Greenplac. A empresa vem expandindo fortemente seus negócios. Em fevereiro, inaugurou a fábrica de resina, em Água Clara (MS); em maio, o Centro de Distribuição em Mirassol, no interior de São Paulo e, em outubro, a empresa dá o pontapé inicial nas atividades da sua nova fábrica de formol. Essa expansão impactou não só os colaboradores, mas também o grupo Asperbras, da qual é subsidiária, e o próprio Estado do Mato Grosso do Sul, onde fica a planta industrial. Desde o início das operações, em 2018, gerou mais de 400 empregos diretamente e outros 700 indiretos.

Nova fábrica de formol da Greenplac

“Nosso foco sempre foi valorizar a mão de obra local e qualificar as pessoas para que, com o conhecimento que adquiriram durante o dia a dia da fábrica, possam tornar-se grandes profissionais e futuros coordenadores”, reforça o diretor. E não foi somente a empresa que cresceu. Com a expansão, o número de trabalhadores do segmento moveleiro no município dobrou, movimentando o mercado habitacional e impulsionando toda a economia regional.

Com apenas dois anos no mercado, a marca conquistou mais de 180 pontos de venda e revenda ao redor do Brasil e cerca de 60 fábricas de médio e grande porte que utilizam o MDF cru na fabricação de móveis. “Nosso intuito é continuar conquistando novos espaços e aumentar cada vez mais a visibilidade e credibilidade da Greenplac no mercado nacional e internacional”, define Valmir Souza.

Divulgação Greenplac

Fábrica de painéis em Água Clara (MS)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646