Ornare se destaca com valores sociais e de sustentabilidade

Marca detém duas importantes certificações internacionais de sustentabilidade e é embaixadora do programa “Empresa Amiga” do Instituto Sebastião Salgado

Publicado em 22 de novembro de 2022 | 11:50 |Por: Thiago Rodrigo

O crescimento da pauta ESG, que une questões ambientais, sociais e de governança, dentro das empresas, já é uma prática vivenciada pela Ornare, marca internacional de mobiliário de alto padrão sob medida, desde a sua criação em 1986.

Os sócios-fundadores Esther e Murillo Schattan trazem o conceito de sustentabilidade no DNA da empresa. É possível observar isso em processos internos, que são desenhados no intuito de mitigar riscos ao meio ambiente; na escolha de matérias-primas sustentáveis, como, por exemplo, tintas quimicamente neutras; e no modelo de gestão que prima pela transparência e inclusão.

“O tema sustentabilidade já faz parte do nosso propósito há 36 anos, período em que pouco se falava sobre ESG, aquecimento global e desafios relacionados ao meio ambiente. Sempre estivemos atentos não só com as questões ambientais, como também com as comunidades do nosso entorno”, disse Esther.

Ornare

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Cozinha da Ornare no Salone del Mobile

Nos primeiros anos da empresa, ainda na década de 90, a marca já adotava uma série de iniciativas, que com o passar do tempo foram se aprimorando, chegando a alcançar importantes certificações internacionais, como FSC – Forest Stewardship Council e CARB (California Air Resources Board), que posicionaram a empresa como referência nesta área.

O cuidado com o meio ambiente, a seleção de materiais com origem verificada e os processos primorosos em toda a linha de produção tornaram possível manter a certificação FSC, que confere a empresa o selo verde de proteção ambiental, desde 2007. Esse sistema de certificação identifica por meio de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal. Para além da gestão florestal, o FSC certifica a cadeia de custódia dos produtos florestais, renovado anualmente.

Já a certificação do CARB, conselho de qualidade do ar da California (Estados Unidos), avalia a emissão de formaldeído por painéis de madeira. As diretrizes do CARB, como do MDF que está em conformidade com o CARB 2, são rigorosas e, em geral, são consideradas padrão nos Estados Unidos da América e Europa. A regulamentação está relacionada com a redução de emissões de formaldeído de produtos de madeira compostos, reduzindo as emissões de formaldeído de 0,08 ppm – partes por milhão – para 0,05 ppm. Ornare foi uma das primeiras indústrias moveleiras a obter o certificado.

Outras ações da Ornare

Mais um destaque da marca é o modelo de produção ambientalmente correto e o investimento constante em maquinários de última geração. A fábrica, localizada na região metropolitana de São Paulo, dispõe de equipamentos que realizam, por exemplo, a aspiração do pó gerado em toda a fábrica impedindo sua eliminação no próprio ambiente industrial e evitando que se disperse na atmosfera. Além disso, o resíduo recolhido é enviado a empresas que reutilizam estes materiais na produção de fertilizantes.

A empresa também possui um sistema de tratamento de efluentes industriais, que permite o reuso de água na própria Ornare ou a devolução desse recurso para o meio ambiente. O melhor aproveitamento da matéria-prima também é uma das prioridades da marca. Com a automatização da linha, os cortes são milimetricamente calculados reduzindo, ao máximo, a sobra de material. Os resíduos da fabricação dos móveis Ornare são reaproveitados, reutilizados, após serem doados para projetos sociais de comunidades locais.

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“Por exemplo, as sobras de couro são destinadas para a ONG Comitê Solidariedade pela Vida, que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade. A partir do material, elas conseguem criar bolsas, carteiras e outros itens para serem vendidos e gerarem renda”, explica a empresária, acrescentando que a própria Ornare realiza a compra de produtos exclusivos para presentear os clientes e incentivar as artesãs.

Em outra frente, Ornare aderiu recentemente ao programa “Empresa Amiga”, contribuindo com plantio inicial de 150 árvores por mês e apoio à preservação da Mata Atlântica. A marca é a primeira do seu ramo de atuação a aderir ao projeto bem como é a pioneira no setor de móveis de luxo a ter um selo de reflorestamento junto a um órgão de referência mundial. O Programa “Empresa Amiga” é uma das iniciativas da ONG Instituto Terra, fundada pelo casal Lélia Wanick – curadora, designer e cenógrafa – e Sebastião Salgado – um dos fotógrafos mais renomados do mundo.

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