Práticas sustentáveis da H Química colaboram com o meio ambiente

H Química demonstra sua preocupação com o meio ambiente nos processos de fabricação de espumas em máquinas contínuas

Publicado em 7 de junho de 2021 | 15:45 |Por: Thiago Rodrigo

A H Química, empresa do Grupo Herval, tem na sua gestão a preocupação com a proteção do meio ambiente. A empresa foi fundada nos anos 1980 para produzir espumas em caixotes, laminados de látex, injetados, dublagem e solados. A partir do ano 2000, iniciou a fabricação de espumas no processo de espumação contínua, estando hoje entre uma das maiores do país e a maior do Sul do Brasil. Nesse processo, se encontra a preocupação ambiental da companhia efetuando práticas sustentáveis.

Por ser uma indústria química, desde a fundação procura combinar a fabricação de componentes com equipamentos e práticas sustentáveis. Nesse sentido, a fabricação das espumas em máquina contínua requer o mínimo de águas de lavagem e baixíssima emissão de vapores. Também na produção de espumas aglomeradas são utilizadas aproximadamente 90% de materiais que seriam destinados a aterros industriais, sejam materiais oriundos dos processos internos da indústria do Grupo Herval ou da devolução de retalhos e sobras dos clientes.

Produção de móveis cai em abril

Várias das espumas fabricadas ali já tem incorporado, em suas formulações, um determinado percentual de polióis fabricados a partir da soja, reduzindo o consumo de petróleo. O uso do biopolióis reduz o balanço da emissão de carbono devido à fotossíntese das plantações de soja. Demais substâncias perigosas ao ser humano como como metais pesados, ftalatos, formaldeídos estão sendo eliminados nos processos ou usados com concentrações mínimas.

Práticas sustentáveis

Outras práticas são o recebimento de matérias-primas no modo granel para economia de embalagens; reaproveitamento dos efluentes gerados na Estação de Tratamento de Esgoto; instalações fabris sustentáveis com aproveitamento da água da chuva; iluminação LED, ventilação natural e isolamento térmico de telhados e paredes; e processos logísticos de modo a otimizar o máximo de envio de mercadorias, reduzindo o impacto da emissão de gases resultantes da combustão da frota são outros exemplos que demonstram os cuidados no dia a dia desta indústria química.

Empresa do Grupo Herval

Além da fábrica em Dois Irmãos (RS), desde 2016 a empresa conta com um parque fabril localizado Bezerros (PE). Com isso, consegue atender os segmentos calçadista, moveleiro, automotivo, moda, naval, aeronáutico, entre outros, do sul ao norte do país.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646