Processos eficientes na fabricação de móveis de madeira maciça

Veja como obter maior eficiência produtiva com máquinas para fabricação de móveis de madeira maciça

Publicado em 7 de março de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Conforme você leu na reportagem especial de ferramentas de corte para máquinas de madeira maciça, a produção de móveis deste tipo conta com processos artesanais mais tradicionais, mas também linhas mais modernas e automatizadas de produção. Isso se deu com a evolução das tecnologias para este fim que sempre enriqueceu a madeira e sua naturalidade.

Para quem deseja ter máxima eficiência produtiva na produção de móveis de madeira maciça, com pleno aproveitamento de matéria-prima e do potencial das máquinas avançadas que possui, é vital aplicar melhores formas de melhorar o trabalho.

Alguns passos são essenciais como o treinamento da equipe, a manutenção das máquinas, a integração de tecnologias a sistemas de monitoramento da produção e efetuar o máximo reaproveitamento de resíduos de madeira, ajudam a criar um ambiente de produção mais eficiente, sustentável e alinhado às demandas da indústria moderna.

Abimóvel representa indústrias na Hannover Messe 2026

Para as empresas fabricantes de móveis de madeira maciça podem fazerem a avaliação dos processos produtivos de suas linhas em busca da eficiência produtiva, as empresas devem realizar uma análise detalhada do fluxo de produção, identificando gargalos e desperdícios em cada etapa. De acordo com Julio Oscar Catalano, CEO da STI Máquinas, representante da Leadermac, isso pode ser feito através de:

– Mapeamento do fluxo de valor: um diagrama que mostre como os materiais e informações fluem pelo processo;
– Monitoramento de indicadores de desempenho (KPIs): como tempo de ciclo, taxa de refugo e eficiência global do equipamento (OEE);
– Avaliação da máquina utilizada: considerando se as máquinas atuais estão acompanhando os padrões modernos de produtividade e precisão;
– Benchmarking: comparar seus processos com padrões do setor ou líderes de mercado.

A eficiência produtiva está atrelada a linha de produto da empresa e aos recursos técnicos disponíveis para a industrialização. Atualmente o mercado vem demandando ao fabricante cada vez mais diferenciais nos produtos e competitividade. Produtos similares precisam apresentar custo competitivo, enquanto produtos exclusivos permitem elevar o valor agregado e melhorar as margens de lucro.

Continue lendo a reportagem na revista Móbile Fornecedores 344.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas