Promaflex cria filme plástico para proteção de superfícies que inativa o coronavírus

Em teste, material eliminou 99,84% das partículas do Sars-CoV-2 após dois minutos; pode ser usado em maçanetas, catracas, mesas botões de elevadores e celulares

Publicado em 14 de outubro de 2020 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Promaflex, uma das empresas líderes no segmento de filmes plásticos, criou a linha Promasafe, desenvolvida para ser a mais recente e eficaz defesa contra os microrganismos que ameaçam nossa saúde. A inovação é eficiente, especialmente, no combate ao vírus Sars-CoV-2, o Covid-19. O filme de barreira de proteção conta com uma fórmula de micropartículas de prata e sílica incorporadas em sua estrutura, criada pela empresa paulista Nanox, e apoiada pelo Programa Fapesp Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas).

O material atua como barreira ao bloquear o crescimento destes inimigos invisíveis, que entram em contato com a superfície e têm o poder de romper a parede celular levando os a morte. Em testes feitos no laboratório de biossegurança de nível 3 (NB3) do ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo), o material à base de polietileno demonstrou ser capaz de eliminar 99,84% de partículas do Sars-CoV-2 após dois minutos de contato. Para testar a ação virucida do filme plástico adesivo contra o novo coronavírus, foram realizados ensaios seguindo a norma ISO 21702:2019.

Promaflex

A linha autoadesiva é composta por dois produtos: os Filmes Adesivos Antimicrobiano (40cm x 5m, 10cm x 15cm, 05cm x 15cm ou em formato circular – e outras medidas sob consulta) e Tapete adesivo antimicrobiano (60cm x 40cm ou 60cm x 5m). Para o setor da saúde, a novidade é excelente proteção para auxiliar profissionais em áreas de alto fluxo de atendimento, para resguardar contra contaminações cruzadas em áreas de toque como encosto de cadeiras, assentos, mesas de atendimento, botões, alças do refletor, descanso dos braços da cadeira do paciente, bandeja do equipo, apoio das peças de mão, mangueiras, cabeçote e alça do equipamento de raio-x, telefone e outras superfícies.

Por que é difícil gerenciar mudanças?

Ambos possuem material 100% reciclável e ecologicamente correto e sua limpeza é feita com água e sabão (pano umedecido com detergente) e recomenda-se a troca do material a cada 90 dias, com período máximo de 180 dias, conforme sua manutenção. Promasafe tem princípio ativo regulado e registrado pelos órgãos Anvisa e FDA. Os produtos já estão à venda pelo site (produtos-para-protecao-de-superficie) e custam a partir de R$ 30,00 reais.

Promaflex

Promaflex

Fundada em 1988, a Promaflex atua no mercado de filmes para proteção de superfície e fitas adesivas, figurando desde o início entre as maiores empresas da América Latina no setor. A Promaflex tem sua origem baseada em uma joint venture entre uma empresa multinacional do ramo de filmes plásticos e um grupo brasileiro.

Certificada com ISO 9001 desde 1998 cresceu diversificando as aplicações de filmes protetivos para fórmica, laminados plásticos e metálicos, alumínio, chapas pré-pintadas, vidros, carpetes e, com o desenvolvimento de uma unidade exclusiva para a aplicação de adesivo de borracha, com tecnologia alemã, adquirida pela compra de unidade industrial naquele país, trazendo assim também a tecnologia para proteção de materiais em aço inoxidável e compostos de alumínio.

Desenvolveu durante todos esses anos estreita parceria comercial com as maiores e mais conceituadas empresas nacionais e multinacionais da área, garantindo, dessa forma, acesso à tecnologia de ponta no desenvolvimento de seus produtos e tornando-se um player internacional, com grandes volumes voltados à exportação e constantes inovações para o mercado interno.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646