Realidade aumentada na indústria

Aplicativo de realidade aumentada ajuda a Volvo a explorar a produtividade pós-pandemia, enquanto Tramontina se beneficia na venda de móveis

Publicado em 16 de outubro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

As tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) estão impactando cada vez mais a sociedade, seja a jornada de compra dos consumidores ou a produtividade das indústrias. Segundo um relatório da consultoria PwC, até 2020 o mercado de Realidade Aumentada movimentou cerca de US$ 150 bilhões em todo o mundo.

Enquanto a Realidade Virtual (RV) é uma tecnologia que proporciona aos usuários uma experiência de imersão total em um ambiente virtual, criado no computador por meio de óculos 3D, a Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que amplia a realidade, com a adição de elementos virtuais ao mundo real.

É justamente o aplicativo ABB RobotStudio® Augmented Reality Viewer de Realidade Aumentada que tem proporcionado benefícios na fábrica da Volvo em Curitiba (PR). A solução está ajudando a reduzir o tempo e os custos de engenharia usando simulações para orientar o projeto das células, ao mesmo tempo em que melhora a colaboração em toda a empresa.

O aplicativo para smartphone usa a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) para sobrepor designs de modelos criados no RobotStudio em um ambiente de produção da vida real, permitindo que os usuários entendam melhor o tamanho e a escala de um robô ou célula robótica e como ele pode ser adaptado ali ou nas estruturas existentes.

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As equipes de engenharia da fábrica da Volvo têm usado o aplicativo para acelerar o processo de design e melhorar a colaboração entre os membros da equipe. O uso da animação sobreposta para virtualizar e simular a operação do robô ajudou o pessoal a identificar problemas como cabos e componentes que podem precisar de testes adicionais e alterações de design, que podem ser feitas facilmente no software RobotStudio baseado em PC.

Para áreas com pouquíssimo espaço para implementar novos equipamentos, como nas instalações da oficina de pintura da Volvo, o aplicativo ajudou os engenheiros a otimizar o projeto da célula com base no espaço disponível e em outros fatores, como parte da segurança.

Os projetos de células robóticas podem ser altamente complexos e nem sempre é óbvio a partir de esquemas e desenhos como o equipamento ficará instalado fisicamente. O aplicativo RobotStudio AR permite que os usuários visualizem a instalação como ela seria na vida real, permitindo que os usuários tenham uma ideia mais completa do tamanho e da escala de um projeto proposto e vejam uma versão animada da célula em ação.

Um recurso de linha do tempo permite verificar o tempo do ciclo e ir rapidamente para um determinado ponto do processo, abrindo novas possibilidades para melhorar o desempenho ou identificar possíveis problemas. O aplicativo pode dimensionar e girar modelos para auxiliar no design da célula e encontrar a melhor configuração para a instalação da célula física.

Divulgação

realidade aumentada na indústria

Aplicativo de Realidade Aumentada permite que os usuários entendam melhor o tamanho e a escala de um robô ou célula robótica

Benefícios da realidade aumentada na indústria

Na fábrica de Curitiba, os funcionários constataram que o aplicativo oferece enormes benefícios para a colaboração, além de facilitar a explicação de projetos para outras pessoas com menos experiência em robótica. Leonardo Amaral, Manufacturing Technology Specialist for Robotics da Volvo Trucks, avalia:

“Começamos a usar o aplicativo há relativamente pouco tempo, mas nessa época já vimos o benefício de poder evitar erros e otimizar projetos. Como o aplicativo é para smartphone, significa que qualquer pessoa pode acessar simulações em qualquer lugar e a qualquer momento – isso ajuda os gerentes a entender o que estamos tentando alcançar e a avançar nos projetos”.

O aplicativo é um importante ponto de partida no desenvolvimento de futuras soluções robóticas na fábrica. “Há alguns anos, não usávamos nenhum software e, desta forma, novas instalações robóticas levavam muito tempo para projetar e testar, pois tínhamos que fazer diversas alterações na linha manualmente”, diz e prossegue.

“Quando você pode simular tudo isso e fazê-lo em um smartphone que todo mundo tem no bolso, fica muito mais fácil experimentar diferentes soluções em uma fração do tempo. A pandemia do Covid-19 forçou a indústria a estabelecer novas formas mais eficientes de colaborar em locais separados, tanto com outras fábricas da Volvo quanto com fornecedores de equipamentos, e o aplicativo AR é uma ótima maneira de tornar isso possível”.

“Já conseguimos trocar ideias em todo o mundo de uma maneira que não podíamos antes. Podemos criar um arquivo RobotStudio aqui no Brasil e compartilhá-lo com nossos colegas em outros territórios – em 10 minutos podemos ter a solução instalada do outro lado do mundo. À medida que os países passam cada vez mais da produção de veículos com motor de combustão interna (ICE) para veículos elétricos (EV), tecnologias como o aplicativo RobotStudio podem ajudar a reduzir significativamente o tempo de produção e os custos”.

Realidade Aumentada na compra de móveis

A Tramontina buscou melhorar a experiência de compra de móveis em sua loja virtual. Para ajudar na venda de cadeiras, mesas e bancos da marca e utilizando a Realidade Aumentada, os usuários podem visualizar como determinado móvel ficará no ambiente da casa, a partir da própria câmera do celular. O item será acrescentado virtualmente ao que já existe no espaço a partir da ferramenta de RA e view 360º, a fim de auxiliar na decisão de compra dos consumidores.

A novidade também facilita o trabalho de profissionais de decoração, arquitetura e design que precisam de soluções para definir itens dos projetos. A ferramenta permite maior segurança na adequação e escolhas assertivas, mesmo sem a presença em loja física. “A ferramenta é um passo importante para conectar a marca com o consumidor que, acompanhando o momento em que vivemos, utiliza cada vez mais o online para facilitar o seu dia a dia. Não só a presença no ambiente virtual é essencial, mas a possibilidade de melhorar a experiência de escolha e acertar no item desejado é o que queremos. E a linha de móveis é ideal para iniciarmos”, comenta Samuel Frederico Fritzen, gerente de E-commerce da Tramontina.

Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 322.

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