Possibilidades de redução da carga tributária

Vice-presidente do IBPT detalha caminhos para identificar casos de recolhimento indevido

Publicado em 12 de junho de 2020 | 11:01 |Por: Cleide de Paula

Em meio às dificuldades de mercado causadas pelo coronavírus, conseguir uma redução de carga tributária pode ser um alento às companhias em um momento tão difícil. Em vídeo-entrevista ao portal eMóbile, a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e sócia da Amaral, Yazbek Advogados, Letícia Mary do Amaral, comenta as possibilidades de redução da carga tributária nas empresas. O primeiro passo, segundo ela, é realizar uma auditoria tributária para identificar as situações em que se está recolhendo tributos indevidamente.

Confira a vídeo-entrevista:

Ao contrário do que se possa pensar, a recuperação dos tributos pagos a mais pode ocorrer em curto prazo, podendo até mesmo, o ônus ser abatido no próximo recolhimento.

Pesquisa da olist aponta que os marketplaces são a principal fonte de renda para 57% dos lojistas entrevistados

Pandemia afeta produção de móveis

Para saber as hipóteses em que é possível haver redução da carga tributária, Letícia segmenta os caso por tipo de empresa, regime tributário e tributos. Empresas enquadradas no Lucro Real podem fazer uma auditoria tributária em todas as obrigações e módulos do SPED –Sistema Público de Escrituração Digital para fazer o cruzamento e analisar se efetivamente não há recolhimento indevido.

No vídeo a seguir, a vice-presidente do IBPT, que mantêm o perfil no instagram @tributaristadofuturo responde às questões: como saber se minha empresa tem créditos tributários a receber? quais negócios podem se beneficiar da recuperação de crédito tributário? como é possível recuperar tributos já pagos de maneira excessiva?

O IBPT atua desde 1992 na área de inteligência tributária ao realizar pesquisas, estudos e análises para gerar conhecimento e esclarecer a população sobre o complexo sistema tributário brasileiro. Ao mesmo tempo, vem transmitindo informações e dando consultoria estratégica sobre carga tributária setorial, implementando sistemas de governança tributária e desenvolvendo ferramentas e métodos a fim de incrementar a lucratividade das empresas. Seus projetos sociotecnológicos têm ampla utilização, como o Impostômetro, De Olho No Imposto, Lupa Nas Compras Públicas E Empresômetro.

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Informações podem ser obtidas pelo site:  http://www.ibpt.org.br ou pelo telefone (41) 2117-7300.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646