Rehau conquista certificação GPTW
Selo Great Place to Work certifica empresas avaliadas como ótimas para trabalhar pelos próprios colaboradores
Publicado em 29 de agosto de 2022 | 08:59 |Por: Thiago Rodrigo
A fabricante de fitas de bordas e superfícies para móveis, Rehau Brasil, recebeu o selo Great Place to Work. O GPTW é garantido a empresas avaliadas como ótimas para se trabalhar pelos seus colaboradores. Foi a primeira vez que a empresa recebeu o selo, pois foi a primeira vez que aplicou para a certificação.
O selo é válido de junho 2022 a junho 2023 e a Rehau pretende participar da pesquisa GPTW para renovar no próximo ano.
A pesquisa aconteceu em junho de 2022 em todos os países da América. Feita por meio de um formulário online, de forma anônima e segura, em que o (a) colaborador (a) responde a questões fechadas e abertas sobre pontos relativos ao seu trabalho. “No Brasil, tivemos a participação de 76% dos nossos colaboradores”, compartilha Paula Castro, gerente de RH da Rehau Brasil.
Segundo ela, 89% dos colaboradores avaliaram a Rehau Brasil como uma ótima empresa para se trabalhar. “Além disso, tivemos excelentes resultados também em outros pontos, mas principalmente em temas de orgulho corporativo”, diz.
Por exemplo, 92% das pessoas que responderam à pesquisa acredita que os produtos da marca são tidos como excelentes pelos clientes e 91% acreditam que o trabalho na Rehau tem um sentido especial, que para eles não é só “mais um emprego”.
“Isso é muito gratificante, porque não é meu diretor ou eu dizendo, é a maioria dos nossos colaboradores por meio de uma pesquisa formal, anônima e muito reconhecida no mercado”, comemora Paula.
Clima organizacional Rehau
O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Assim, certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho. Para alcançar o selo GPTW, a Rehau aponta que é preciso ter o papel de escutar.
“Nós acreditamos que precisamos estar abertos e ouvir as pessoas. Por isso, a Rehau tem diversas políticas para isso, a começar pela Política de Portas Abertas”, destaca a gerente de RH. Essa política da Rehau diz que todos os líderes precisam estar sempre dispostos a atender qualquer colaborador.
Além disso, a empresa tem sessões de conversas com a liderança, mesas redondas para discutir temas estratégicos com quem quiser participar, além de reuniões periódicas para tratar os resultados de forma transparente e discutir a situação com todos. “A própria pesquisa anual da Great Place to Work com os colaboradores fala muito sobre ‘ouvir’ o que as pessoas têm para nos dizer”, assinala Paula.
– ForMóbile ressalta nova identidade
Outro ponto importante trabalhado pela Rehau diz respeito à inovação. “Nosso pessoal tem muito a contribuir e nós procuramos os reconhecer por ideias implementadas que tragam melhoria ao trabalho”, conta a gerente de RH. Para isso, a fabricante de fitas de bordas tem o Programa Minha Ideia.
Funciona do seguinte modo: se a pessoa tem uma ideia importante, que vai mudar a eficiência da atividade ou tornar o desempenho mais seguro, etc., ela submete essa ideia, que é avaliada por um comitê se será implementada ou não.
“Quando a ideia é implementada, a pessoa é recompensado por isso, conforme o benefício que sua ideia trouxe para a empresa”, destaca Paula, que frisa: “Trabalhamos para estar próximos de todos e para uma gestão mais participativa, em que todos possam realmente ser ouvidos”.
Bem-estar dos trabalhadores
Para melhorar a satisfação dos colaboradores no dia a dia de trabalho, há dois anos a Rehau tem feito pesquisas menores sobre o clima organizacional para identificar potenciais de melhoria.
Com essas pesquisas, conseguiu alinhar pontos simples, mas extremamente importantes relativos ao bem-estar, por exemplo: implantação de um plano de previdência privada, para garantir aos colaboradores melhor segurança financeira na aposentadoria, melhorias no sistema de fretado da empresa e no serviço de desjejum.
Com ações como essa, a Rehau procurou e procura melhorar a gestão de Recursos Humanos. “As melhorias precisam ser contínuas. Então o processo de ouvir, estabelecer um plano de ação, implementar melhorias também é contínuo. Infelizmente, não é possível implementar todas as sugestões que recebemos, mas procuramos fazer uma coisa de cada vez, mas de forma bem-feita para que as mudanças sejam coerentes e sustentáveis em longo prazo”, pontua Paula. A rotatividade de funcionários da Rehau, no Brasil em 2021, foi de menos de 0,5% de rotatividade voluntária.