Schattdecor amplia capacidade de impregnação de papéis decorativos

Diretor Flávio Lufchitz explica as demandas do mercado fabricante de painéis e investimentos da empresa para atender melhor esses clientes

Publicado em 21 de dezembro de 2020 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo

Fornecedora de soluções para superfícies que revestem os móveis, a Schattdecor do Brasil vem desenvolvendo uma gama de produtos para atender diferentes demandas. Pratos com texturas profundas, tecnologias que refletem distintos efeitos, ciclos de produção cada vez mais curtos são mudanças que tornaram os fabricantes de painéis da América Latina referência em desenvolvimento.

“Como cada cliente tem suas especificidades em termos de substrato, processos de laminação e acabamento, entregamos nossos produtos ‘à medida’ de forma que alcancem o produto desejado tanto no que se refere a acabamento como em termos de produtividade e, consequentemente, temos que ajustar nossas receitas de impregnação para atender adequadamente as exigências do mercado”, explica Flávio Lufchitz, diretor da companhia.

Demandas dos paineleiros

Com isto surgiram demandas para a Schattdecor desenvolver um leque de opções em receitas para impregnação. Isso permitiu a multinacional alemã ofertar ao mercado soluções inovadoras. “Mais do que fornecedores de papel impregnado, somos especialistas em superfícies e nossa expertise permite impulsionarmos ainda mais este setor”, destaca.

Nesse aspecto, Lufchitz aponta duas vertentes diferentes. A primeira é no que se refere à produtividade. “As novas prensas que estão sendo adquiridas pelas empresas são cada vez mais modernas e rápidas, ou seja, temos que prover produtos com alta performance em ciclos de produção cada vez menores”, diz. Hoje, a Schattdecor tem clientes que já têm tempos de prensagem na ordem de 8 a 9 segundos, o que há alguns anos era quase impensável.

Divulgação Schattdecor

Schattdecor

Flávio Lufchitz, diretor da Schattdecor

A outra vertente se refere aos acabamentos dos painéis melamínicos. Isso pois o acabamento é um diferencial importante para o fabricante de painel. “Esses acabamentos podem ser desde texturas muito profundas, poros negros ou até mesmo poro sincronizado nas duas faces do painel. Cada um destes acabamentos nos exige uma engenharia de produto diferenciada e esta é uma tendência que permanecerá, em nossa opinião”, afirma o diretor.

Investimentos da Schattdecor

Na Schattdecor todos os investimentos são focados em médio/longo prazo e olhamos para o mercado sempre positivamente, vislumbrando o crescimento da demanda em todos os países da América Latina. “Estarmos preparados antes que as demandas ocorram, nos coloca em uma posição privilegiada de atendimento com ‘lead time’ adequado, alto nível de qualidade e serviço”.

Atualmente, a capacidade de produção é de 160 milhões/m² ao ano. Com efeito, a empresa vislumbra um crescimento sustentável e sempre com o objetivo de melhor servir. “Nós estamos em processo de instalação da 4ª linha, com previsão de início de operação em março de 2021, e a nova aquisição será a 5ª linha de impregnação da Schattdecor no Brasil”, conta Lufchitz.

Estão sendo investidos mais 8 milhões de euros nesse novo canal de impregnação e um novo reator com maior capacidade. Com esses investimentos, a empresa terá capacidade de produção de mais de 220 milhões/m² anuais, tornando-se praticamente autossuficientes na produção de resinas.

Falta de matéria-prima prejudica polo moveleiro

Como é sabido pelo mercado, atualmente a Schattdecor fabrica suas próprias resinas de impregnação e aditivos. “O novo reator é uma adequação de capacidades, pois no momento em que aumentamos o volume produtivo com novas impregnadoras, consequentemente necessitamos de mais matéria-prima. Por outro lado, este novo equipamento é a garantia de continuidade da constância de qualidade que nossos filmes melamínicos entregam”, explica o diretor da empresa no Brasil.

A previsão de início de operação do novo reator é primeiro semestre de 2021, e a nova impregnadora está planejada para o primeiro trimestre de 2022. “Esse novo canal de impregnação é uma atualização do nosso parque fabril. E o novo equipamento será mais rápido e mais eficiente, completando e modernizando os 5 canais de impregnação da Schattdecor do Brasil, e os 23 canais de impregnação do Grupo Schattdecor ao redor do mundo”, enfatiza Lufchitz.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646