Schattdecor destaca novidades em impregnação, produtos e tendências

Investimento em aumento de capacidade, desenvolvimento de produtos e olhar para tendências norteiam a atuação da Schattdecor na América Latina

Publicado em 20 de maio de 2021 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo

“One Source. Unlimited Solutions”, esse é o mote da Schattdecor e que a empresa vem exercendo em sua atuação no setor moveleiro. A multinacional alemã desenvolvedora de décors e fabricante dos papéis decorativos que revestem os móveis, iniciou sua nova impregnadora em abril deste ano,

Acreditando no potencial da América Latina, no crescimento de seus clientes e na criação de novos mercados, em 2019, a Schattdecor anunciou a aquisição de uma nova impregnadora para a unidade de São José dos Pinhais. A PMI XIX iniciou sua operação em abril de 2021, com capacidade de produção superior a 70 milhões de m² por ano, com velocidade nominal de 90 m/min, complementando o parque fabril brasileiro, que já contava com três canais de impregnação.

No segundo semestre de 2021, a Schattdecor do Brasil continua seu plano de investimentos estratégicos com a instalação de um novo reator de resinas, buscando a autossuficiência na produção de resinas e aditivos, totalizando uma capacidade de 48 mil toneladas/ano. Ainda no final deste ano, a empresa receberá a PMI XXIII que entrará em funcionamento nos primeiros meses de 2022. Com o quinto canal (PMI XXIII) a capacidade de impregnação da Schattdecor do Brasil saltará para um patamar de 220 milhões de m²/ano de papel impregnado.

Na impressão de papéis decorativos também estão previstos investimentos na área energética e de estoque, pois a unidade brasileira conta com três linhas de impressão de alta produtividade e uma laqueadora para produção de “finish-foil”, que conferem à empresa uma situação privilegiada de flexibilidade e capacidade para atender os clientes de toda a América Latina.Schattdecor

Protagonismo latino-americano

A unidade do Brasil é reconhecida em todo o grupo Schattdecor por seu vanguardismo tecnológico. Foi a primeira fábrica do grupo a implementar equipamentos de impregnação com largura de 2,8 m. A configuração está presente já na PMI XIII e agora na nova linha PMI XIX e se tornou padrão para todas as novas impregnadoras da companhia ao redor do mundo.

Este protagonismo é característico do mercado latino-americano de painéis e pisos laminados, que é referência em desenvolvimento de produtos. “Com novos pratos de textura profunda, diferentes efeitos visuais e táteis e ciclos de produção cada vez mais curtos, nossos clientes nos desafiam a ampliar constantemente nosso leque de soluções em impregnação”, conta Sandra Mohr, gerente executiva comercial, design e marketing da Schattdecor do Brasil.

“Respondemos a essas demandas oferecendo ao mercado soluções inovadoras. Nesse sentido, nosso parque fabril tem capacidade de produzir inúmeras receitas diferentes, ampliando as possibilidades de acabamento de nossos clientes. Capacidade que será impulsionada pelo novo reator de resinas”, complementa Sandra.

Excelência ‘Made by Schattdecor’

Além dos avanços tecnológicos e do aumento de capacidade, o diferencial competitivo da Schattdecor continua sendo a excelência no atendimento aos seus clientes, de forma flexível, personalizada e seguindo os padrões de qualidade “Made by Schattdecor”. Sandra completa: “Ser uma empresa que entrega soluções em superfícies e não apenas papel decorativo e/ou impregnado, é o nosso diferencial, o que nos permite crescer junto com nossos parceiros e clientes de maneira consistente.Schattdecor

Novos Produtos Schattdecor

Desse modo, o Smartflex Nature é o mais novo produto do portfólio de Finished Surfaces da Schattdecor. O diferencial desse produto é seu substrato termoplástico que além de ter alta qualidade de impressão e durabilidade, é particularmente indicado para ambientes com mais umidade.

O visual natural e autêntico dos decors, que se torna ainda mais vívido e realista, é resultado dos processos de impressão e do acabamento sincronizado ao desenho. Prático e inteligente, o efeito “anti-fingerprint” torna a superfície ainda mais agradável ao toque, sem deixar marcas.

Filme melamínico

Em alta demanda no mercado, acabamentos com diferentes efeitos de brilho e textura garantem superfícies ainda mais autênticas. Para nós, enquanto fornecedores de papel decorativo e impregnação, os desafios aumentam conforme a indústria de pratos de prensagem se desenvolve.

“Os fabricantes de pratos têm inovado e desenvolvido estruturas mais profundas e efeitos especiais. Em nosso contexto, os desafios são proporcionais à profundidade das estruturas. Na prensagem sincronizada, por exemplo, erros no ajuste do decor com o prato ou fissuras no material podem comprometer o produto”, explica Dieter Schuckmann, gerente de vendas de impregnação na Europa.

Graças a uma receita especial, o novo filme melamínico da Schattdecor garante um ótimo resultado visual e tátil. Desta forma, a companhia oferece a solução ideal para acabamentos profundos durante o processo de prensagem de papel decorativo.Schattdecor

Reconhecer e lançar tendências

Criar superfícies atemporais, com valor agregado, diferentes funcionalidades e alinhadas às principais tendências globais é o desafio da equipe de Design da Schattdecor. Em resposta à pergunta: “Como queremos viver no futuro?”, uma extensa pesquisa de tendências internacionais resultou em novos conceitos e soluções em design.

A resposta: Trends 21/22 Resilient Habitats (do qual você poderá conferir em primeira mão na Móbile Fornecedores 308). Com o lançamento de seus mais novos Trends, a Schattdecor apresenta uma nova coleção de decors em resposta às transformações do morar, trabalhar e conviver, além de novos produtos e soluções para as superfícies do futuro.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646