Simb promove webinar com inscrição gratuita

Webinar “Ganhos e desafios da certificação na indústria moveleira” ocorre o próximo dia 02 de agosto de 2022, às 18h, por meio das plataformas Zoom e Youtube

Publicado em 29 de julho de 2022 | 07:05 |Por: Thiago Rodrigo

Organizado como parte das ações do Simb – Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário, que compõe o escopo do Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido pela Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o webinar tem como objetivo apresentar a certificação e o selo Simb ao mercado, bem como contribuir com informações e direcionamentos em relação à adequação ambiental das empresas, pauta cada vez mais importante e urgente.

O Simb teve início em 2018, com o principal objetivo de promover a adoção de práticas sustentáveis na cadeia moveleira brasileira com adesão aos padrões internacionais. Aumentando, assim, a competitividade do móvel brasileiro no mercado interno e externo. No biênio atual, 2020-2022, a Abimóvel vem dando continuidade às atividades já desenvolvidas, construindo o denominado “Ecossistema do Programa Simb”.

Tal ecossistema é constituído de uma Norma Voluntária de Sustentabilidade, a NVS, em construção, que é uma iniciativa pioneira no setor moveleiro em âmbito mundial. A norma envolve indicadores das dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e de governança. Estando alinhada com as principais tendências mundiais, como: ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), GRI (Global Reporting Initiative), ESG (Environmental and Social corporate Governance), GEE (Gás de Efeito Estufa), ITC (International Trade Center), e outros.

Abimóvel e Sebrae firmam parceria

Para tornar esse processo mais prático e fluido para os industriais moveleiros, criou-se também a Plataforma de Sustentabilidade da Indústria Moveleira, ou seja, a Plataforma Simb. A partir do cadastro da empresa na plataforma e das respostas aos questionários voltados aos indicadores de sustentabilidade, a empresa poderá conhecer seu posicionamento em relação às práticas de sustentabilidade do setor. Se estiver ou quando estiver apta, poderá solicitar a Certificação e o Selo Simb.

A certificação traz muitos ganhos para as empresas, quebrando, inclusive, barreiras de acesso aos mercados, como ao americano e ao europeu, que exigem certificações ambientais, entre outros ganhos que podem ser mensurados, tais quais: ganho de imagem, melhoria contínua, maior confiabilidade do comprador e consumidor, padronização de processos internos e vantagem competitiva a nível local e global.

Em contrapartida, a busca pela certificação traz também desafios, como o comprometimento de toda a empresa, mudança de processos, adaptação aos indicadores, custos x retorno, adequação e auditoria.

Para se preparar para a obtenção da Certificação e do Selo Simb, a Abimóvel promoverá atividades de capacitação, como o próximo webinar: “Ganhos e desafios da certificação na indústria moveleira”.
Estão convidados a participar empresas e profissionais associados ou não associados ao Brazilian Furniture, que queiram conhecer um pouco sobre o SIMB, além das vantagens e caminhos para a certificação.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente aqui.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas