Sustentabilidade e inovação da Fiama

Fiama conta tendências, inovações e sustentabilidade nos tecidos para decoração

Publicado em 14 de dezembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Com 200 funcionários e uma fábrica de 10 mil m², a Fiama é uma das principais fabricantes de tecidos para decoração do Brasil. De Campinas (SP), desde 1961 a empresa familiar fornece tecidos com base em uma produção vertical, realizando com todos os processos em sua matriz: fiação, tecelagem, tingimento de tecidos, tingimento de fios, estamparia convencional e digital, além dos acabamento especiais.

Buscando sempre oferecer soluções inovadoras em tecidos para decoração, possui mais de 5 mil produtos em linha, como: linhos, algodão, viscose, poliéster, poliéster tinto em massa, boucle, fibras mescladas e jacquares, para ambientes de áreas internas e externas.

Ganzer da Cipatex ganha quatro versões

Entre esses tecidos, o boucle é a principal tendência do momento no segmento de tecidos para decoração. De aparecer em diversos móveis estofados no Salão do Móvel de Milão há dois anos, para chegar rapidamente ao mercado moveleiro brasileiro, a Fiama fornece seis modelos, com toda a produção dentro da empresa.

Fiama

Fiama

Simone Mansano, gerente comercial

“A Fiama faz o fio do boucle internamente, diferente de outras indústrias e outros importados, a Fiama produz o próprio fio da linha dos boucles e da linha dos chenilles. Fazemos a altura que queremos, a composição que queremos, pode ser um boucle de algodão, de poliéster, de linho de viscose, de qualquer coisa porque fazemos tudo internamente. Esse é um dos principais diferenciais de ter uma indústria têxtil”, enaltece a gerente comercial.

Quanto aos tipos de fios existentes, para cada tipo de produto desejado a Fiama direciona um tipo de construção de fios. A viscose tende a ser mais fresca, o poliéster mais resistente, o algodão deixa mais macio. “Então, dependendo do tipo de produto, a gente direciona qual vai ser o tipo de fio que a gente vai usar”, explica.

Continue lendo a reportagem na edição 333 da Móbile Fornecedores

Fiama

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas