Tecidos macios e com texturas leves

Tecidos em Boucle com toque de extra maciez e coleção Sunshine Light, com texturas leves para tendência de ambientes externos, são destaques da Fiama

Publicado em 10 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O segmento de tecidos para móveis passou por instabilidade nos preços das matérias-primas durante 2021. A oscilação no preço e a redução na oferta de materiais, impactaram no aumento de preço dos produtos. Soma-se a isso a preocupação com o antidumping de importações brasileiras de fios texturizados de poliéster do qual o governo brasileiro esteve perto de aprovar uma sobretaxa nesses produtos originários da China e Índia.

Na ocasião, em agosto deste ano, a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), foi contra junto com o Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré, e comemorou a anulação da medida que traria aumento no custo da principal matéria-prima têxtil, gerando perda de competitividade das indústrias brasileiras devido ao aumento dos custos de produção e incentivo da importação de produtos acabados, entre outros.

Berneck destaca tendências em padrões

Passado isso, na fabricante de tecidos Fiama, mesmo com o mercado sofrendo recessões, a empresa manteve parcerias sólidas com fornecedores multinacionais, conseguindo manter o fornecimento estável, segundo a gerente comercial, Simone Mansano. O desempenho da produção e vendas neste ano está movimentado, mas não no mesmo cenário visto em 2021.

“Mesmo diante de uma pandemia, ficou muito aquecido no segmento de decoração. Neste ano, o mercado internacional, aumentou a busca por produtos brasileiros, o que nos trouxe novos clientes, oportunidades e aumento de demanda de antigos parceiros”, comemora Simone.

Tecidos

Entre as novidades da empresa estão a linha de Rústicos em Boucle, lançada na ForMóbile 2022. É um tecido com texturas no fio e com toque de extra maciez. Já a coleção Sunshine Light, com texturas leves é indicado para uso náutico e ambientes outdoor de alto padrão. “O nosso tecido Boucle, além de ter um toque macio, é produzido com fios e corantes de alta solidez a luz do sol, e ainda, recebe acabamento de repelência a água, ótimo diferencial para os fabricantes de móveis”, afirma.

Vindo da Europa, a tendência de tecidos com Boucle, que já foi revisitada pela Fiama no passado, está com força total novamente. “A Fiama possui processos de retorção desses fios e estava pronta para atender essa demanda de mercado. Atualmente, temos duas coleções em Boucle e, em breve, lançaremos a Oslo, uma coleção ainda mais elegante para móveis de alto padrão”, conta a gerente.

A empresa pesquisa tendências nacionais e internacionais para se adiantar no mercado e enxerga que, cada vez mais, a questão do conforto aparece como primordial na hora da escolha do tecido para revestir móveis. Desse modo, tecidos produzidos com fios fantasias, aliados a tons naturais, com tramas e texturas variadas estão entre as principais tendências para 2023.

A Fiama possui parque fabril totalmente verticalizado, no qual é possível controlar todos os processos produtivos com a ISO 9001:2015. Parte dos fios utilizados na fabricação dos tecidos são produzidos na empresa, o que possibilita à Fiama oferecer tecidos de diversas construções e composições, aumentando ainda mais a capacidade de atender clientes do setor moveleiro de todas as regiões do Brasil, e, também, os polos moveleiros de Estados Unidos, Europa, África do Sul e países da América Latina.

Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 323

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas