Tipos de fitas de borda fabricados pelas empresas
Entre as fitas de borda de PVC, ABS, PP, OS, PET e papel, veja quais cada uma das empresas fornecedoras fabricam para o setor moveleiro
Publicado em 22 de julho de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Mostramos quais os tipos de fitas de borda, entre PVC, ABS, PP, OS, PET e papel, que as empresas brasileiras fornecedoras deste material para móveis fabricam para o setor moveleiro.
Akeo
As fitas de borda da Akeo são produzidas com matéria-prima PP e PS que são ecologicamente sustentáveis. “A Akeo tem compromisso com a sustentabilidade”, frisa a supervisora de marketing, Adriane Tremarin. Os polímeros da marca, ao serem processados, recebem aditivos e pigmentos para colorir, proteger e manter o processo de produção estável, conferindo qualidade e repetibilidade na fabricação dos nossos produtos.
“Empregamos tecnologia de ponta na elaboração das fitas de borda, garantindo uma qualidade que estende a vida útil do mobiliário. Nossa capacidade produtiva permite o desenvolvimento de inúmeras cores e texturas, respeitando a repetibilidade e a fidelidade dos painéis do mercado moveleiro”, declara Adriane.
– Leia a Móbile Fornecedores 348
Além disso, durante todo o processo de produção, a empresa faz um monitoramento constante dos materiais empregados no processo, como análise de tintas, vernizes e até dos primers, além de testes de medição, cor, controle de brilho e desempenho da aplicação. Tudo para oferecer o melhor em fitas de borda dentro dos dois tipos que produz, que são os mais sustentáveis do mercado.
CPI Tegus
PVC e Papel são as fitas de borda fabricadas pela marca, com uma fábrica dedicada para a produção de cada produto. A empresa tem um processo muito robusto de controle, tanto de processo em linha como em laboratório. “Isso é crucial para uma empresa que exporta seus produtos para 40 países em quatro continentes, incluindo praticamente todos os países da Europa e América do Norte. Nossa régua de qualidade tem que ser alta”, enfatiza o CEO, Daniel Gama.
Proadec
Atualmente, a Proadec Brasil produz fitas de borda em PVC e ABS, materiais amplamente utilizados no setor moveleiro devido à sua resistência, durabilidade e excelente acabamento. Como parte do Grupo Surteco, que possui atuação global e expertise na produção de fitas de borda em diversos polímeros, incluindo PVC, ABS, PP, PET, PS e papel, a empresa se beneficia de um know-how internacional e das mais avançadas tecnologias do setor.
“A qualidade das fitas de borda Proadec é garantida por processos rigorosos de produção e controle, começando pela seleção criteriosa de matérias-primas adquiridas de fornecedores confiáveis, assegurando um alto padrão de desempenho e estética”, destaca Bruno Pereira, diretor da Proadec Brasil.
A produção conta com tecnologia de extrusão de última geração, garantindo precisão dimensional e estabilidade de cor. Além disso, os produtos passam por testes laboratoriais contínuos para garantir resistência química, abrasão e adesão, permitindo que atendam aos mais altos padrões do mercado. “Todo esse processo segue normas internacionais de certificação e conformidade, reforçando o compromisso com segurança, desempenho superior e inovação constante”, aponta.
Rehau
A Rehau possui 75 anos de história, sendo 50 deles dedicados à produção de fitas de borda. Ao longo desse tempo, acumulou um vasto know-how, experiência e pioneirismo no desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às diversas demandas do mercado.
No Brasil, produz fitas de borda de PVC e ABS, que se destacam por propriedades químicas e mecânicas que oferecem alta resistência a impactos e vedação eficiente, além de contar com tecnologia exclusiva de produção e proteção UV, garantindo maior durabilidade ao longo dos anos. “Independentemente da escolha, a Rehau está totalmente preparada para fornecer ambas as opções, garantindo a melhor solução para cada cliente”, diz Camila Bartalena, head de desenvolvimento de negócios e produto da Rehau América do Sul.
“Além disso, disponibilizamos uma ampla variedade de padrões, com um processo color matching eficaz. Nossas fitas também são desenvolvidas para facilitar o processamento tanto na indústria quanto para marceneiros, proporcionando mais agilidade e qualidade na aplicação”, aponta a profissional.
A empresa oferece um portfólio abrangente para atender às mais variadas necessidades do mercado, com uma ampla gama de tamanhos, texturas e materiais. “Como multinacional alemã, assumimos um compromisso sólido com a sustentabilidade, incorporando práticas responsáveis em nossos processos produtivos”, diz Camila.
Para isso, a empresa investe na otimização de recursos, promove a reciclagem de materiais e, recentemente, lançou no Brasil a iniciativa pioneira EcoCiclo, um marco na jornada sustentável da companhia. “O EcoCiclo convida nossos parceiros a retornarem fitas de borda que já não estejam mais em uso, permitindo que a Rehau faça a destinação correta desses materiais e reduza o impacto ambiental”, explica Camila.
Mais do que um projeto, o EcoCiclo representa o compromisso da Rehau com um futuro sustentável. “Acreditamos que a inovação deve andar de mãos dadas com a responsabilidade ambiental, garantindo que as necessidades do presente sejam atendidas sem comprometer as gerações futuras. Esse é o nosso propósito: cuidar do planeta e agir com responsabilidade em tudo o que fazemos”, assinala a head de desenvolvimento de negócios.
Tabone
A marca de Caxias do Sul (RS), fabrica bordas em PS para atendimento à indústria, em ABS para o varejo (revenda de produtos para marcenaria) e em PP para ambos os segmentos, especialmente em bordas brancas porque não amarelam.
“Temos uma indústria moderna, equipada com maquinários que garantem a melhor fidelidade no projeto de fidelização da borda com o padrão amadeirado, fantasia ou cor sólida. Utilizamos insumos de alta qualidade e, para cada padrão ou cor, desenvolvemos um substrato específico. Isso permite que, no acabamento da borda, haja uma integração visual perfeita entre o topo e a face do material”, conta Mauro Bicalho, gerente de marketing da Tabone.