Três quesitos do design em puxadores para móveis

Além do apelo estético, puxadores atendem três quesitos do design em sua aplicação no mobiliário; confira quais são e as melhores indicações do produto

Publicado em 10 de julho de 2023 | 15:25 |Por: Thiago Rodrigo

Os puxadores nasceram com a função de abrir e fechar portas e gavetas e ao longo dos anos se transformaram em um produto determinante no processo de design do móvel. A competitividade no setor moveleiro faz com que até mesmo essa simples peça não seja esquecida dentro do projeto do mobiliário das empresas.

Desse modo, torna-se uma peça de design e, muitas vezes, é o toque de diferencial do móvel, contextualizando toda a linguagem dele. As fornecedoras de puxadores sugerem, primeiramente, saber como explorar o apelo visual adequadamente.

A complexidade do público a que se destina o produto, muitas vezes, tende a gostos “flutuantes”, mas na indústria moveleira não é possível considerar apenas a estética.

Otimismo moderado no setor de colchões

Mesmo que a tendência de perfis de alumínio continue forte e que os puxadores garantam seu próprio diferencial estético no móvel, é preciso mais. Os puxadores têm de atender os três quesitos do design – estética, funcionalidade e preço.

O puxador deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade como consumidor, como todo produto. O mercado consumidor é quem dita a tendência, mas a necessidade individual de quem compra é o principal fator a ser analisado.

Nos móveis populares, os puxadores de menores custos entram em cena, é claro, mas sem abdicar de um desenho mais elaborado. Em um móvel de nível médio, é de extrema importância que o custo esteja adequado ao produto, sem deixar de proporcionar praticidade e conforto ao usuário.

Contatto

puxadores para móveis

Além da funcionalidade, puxador garante o diferencial estético no móvel. Na foto, puxador Versatile

Três fatores dos puxadores para móveis

Letícia Kercher, supervisora de marketing do Grupo Bigfer, que possui a marca de puxadores Contatto, assinala que os três pilares da linha de puxadores da empresa são exatamente estética, funcionalidade e preço. “De nada adianta um puxador lindo que não permita a abertura do móvel. Ou, que não tenha uma boa pega para todos os clientes que forem utilizá-lo”, afirma.

Desse modo, a Contatto Puxadores prima por um ótimo acabamento das peças, feito em sua própria galvânica, que segundo a supervisora é uma das maiores e mais modernas da América Latina. “Como temos a maior parte dos processos internalizados, conseguimos custos menores, que são repassados para nossos clientes. Então, temos preços bem competitivos, sem perder nada em qualidade e funcionalidade”, destaca.

Mais vendidos
Os puxadores tipo alça são os com maior venda na Tabone. “Acreditamos que o motivo para a preferência tem muito a ver com o conforto no uso do produto”, diz o gerente da empresa. Na Contatto, Letícia destaca a grande linha de modelos, tamanhos e acabamentos. Além dos puxadores mais novos como o Versátile, Luce e Gazza citados, temos muitos puxadores que estão no mercado há mais tempo que são super conhecidos por todos e continuam vendendo muito, como é o caso do Neo, Franco, Reale e Firenze. “Acredito que nosso grande diferencial é aliar estética, função e preço, atendendo assim a todos os nichos e necessidades do mercado”, justifica a supervisora como motivos para eles serem os mais vendidos.

Para oferecer alternativas em puxadores dentro dos três fatores citados, a Tabone tem um centro de desenvolvimento de produto totalmente focado em P&D. “Estamos sempre presentes nas principais feiras nacionais e internacionais buscando tendências e avaliando como podemos ser uma solução para o nosso cliente”, diz Alexandre Thomazi, gerente comercial da Tabone. “Gostamos muito de entender os projetos para que nossa oferta seja o mais assertiva possível”, acrescenta.

Assim, a Tabone realiza testes de funcionalidade e tem uma preocupação com a indicação da pega, medidas e aplicação que será feita. Thomazi lembra que o puxador é o contato tátil do cliente com o móvel e precisa gerar uma boa experiência. Por isso, a Tabone sempre busca entender o projeto do cliente e oferecer uma solução consistente.

“Buscamos trabalhar com um produto competitivo, mas sem deixar de lado nossa essência justamente pela constatação que o puxador é fator decisório no ponto de venda. Não abrimos mão de uma boa pega, acabamento resistente e durável e mesmo nas peças mais competitivas pensamos em agregar valor ao móvel está no nosso DNA”, destaca Thomazi, que ressalta: “A Tabone é uma empresa muito voltada para acabamentos em todas as etapas e esse é um diferencial. Em termos de beleza e durabilidade nossos acabamentos são referência nos setores moveleiro, automotivo e cosmético”.

Contatto

Puxador Luce da Contatto garante destaque no mobiliário

Puxadores especiais

Há quase 35 anos atrás a Tabone entrou no mercado oferecendo puxadores de polímeros, que foi o primeiro produto da empresa. “De lá para cá muita coisa mudou e nós buscamos acompanhar o mercado. Acreditamos que o puxador é um diferencial no ponto de venda e muitas vezes um fator decisivo, por isso, buscamos sempre inovar em design e acabamentos”, destaca Thomazi.

Hoje, além da linha de polímeros, uma das unidades da Tabone é totalmente voltada para a fabricação de puxadores de alumínios, tanto perfis de topo e gola quanto os clássicos puxadores de alça. “Constatamos que os clientes que apostaram em subir a linha utilizando puxadores de alumínio como diferencial agregaram valor e conseguiram ultrapassar as objeções de preço”, afirma.

Em geral, os produtos da Tabone, de acordo com o gerente, destacam-se pela possibilidade de personalização, acabamentos com nível altíssimo de qualidade e beleza. “Nossa ideia é atender o mercado seriado elevando o nível de percepção de valor do móvel com os nossos produtos. Acreditamos que assim podemos participar do sucesso do cliente”, diz.

Entre os puxadores de destaque da empresa, na linha de polímeros há a Top & Mix, que é uma grande novidade pela união de polímero com alumínio e uma opção moderna e versátil. Em alumínios, são muitas possibilidades desde o Aleno Fit um puxador clean, competitivo e com uma pega superconfortável ao Opera Alfa, um puxador em alumínio maciço sofisticado e moderno.

Tabone

Puxador Opera Alfa da Tabone

Entre as soluções especiais da Contatto Puxadores, está o Versátile. “É um dos puxadores mais vendidos e adorados de todos os tempos”, frisa Letícia. É basicamente composto por um perfil de alumínio que pode ser cortado conforme a largura que o cliente precisar, com ponteiras em zamac que dão o acabamento junto ao móvel.

“Possui uma ótima pega, facilitando o uso no dia e dia e mesmo assim fica quase escondido, pois é fixado por trás da frente do móvel, ficando visível no topo, e saindo somente o necessário para uma boa pega. Além disso, ele está disponível nas cores prata, champagne, preto e branco, facilitando a combinação e adaptando-se a todos os projeto e estilos”, conta Letícia.

Um puxador nem sempre deve ficar escondido ou aparecer pouco e o Luce atende esse requisito. “Em muitos projeto ele tem papel de destaque, garantindo uma estética perfeita além de uma boa pega”, considera a supervisora. Está disponível nos acabamentos cromado, escovado, preto industrial e rosê gold, adaptando-se a todos os estilos e podendo ser utilizado em todos os ambientes.

Por fim, o Gazza é um puxador ponto sendo, literalmente, o ponto de destaque do móvel. Muito utilizado em quartos, salas, escritórios e banheiros, o Gazza está disponível em cinco acabamentos: cromado, escovado, steel, rosê gold e preto industrial.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas