V Conemov se destaca por rodadas de negócio

Além de palestras e debates, Congresso Moveleiro do Nordeste é marcada por rodadas de negócios internacionais em João Pessoa, na Paraíba

Publicado em 22 de agosto de 2023 | 11:13 |Por: Portal eMóbile

Ocorreu na última semana a 5ª edição do Conemov (Congresso Moveleiro do Nordeste), evento realizado pela Amap (Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba) no Centro de Educação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em João Pessoa (PB).

O evento proporcionou uma plataforma para a troca de conhecimento e experiências no setor moveleiro a partir de uma série de palestras e debates estratégicos, além de contar com uma programação de eventos paralelos e rodadas de negócios internacionais.

O tema central foi “conexão”, que permeou toda a programação. Foram discutidos diversos aspectos e oportunidades de colaboração da indústria moveleira com projetos e instituições de dentro e fora do setor, com foco especial em impulsionar a produção e o comércio de móveis em escala regional, nacional e internacional. A abordagem, então, proporcionou insights sobre o mercado global de móveis, bem como tendências e perspectivas para o futuro.Conemov

Conexão no setor moveleiro

A programação paralela incluiu o I Encontro Sebrae da Indústria Moveleira, evento que reuniu gerentes, coordenadores e gestores Sebrae com atuação ou potencial no setor moveleiro.

A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) também se uniram como parceiras na realização do evento, expandindo ainda mais o diálogo, bem como as oportunidades de expansão de mercados e negócios para a indústria moveleira local.

Leia a nova Móbile Fornecedores 330

A entidade moveleira não apenas realizou sua primeira reunião de diretoria no Nordeste durante o congresso, reunindo representantes dos principais polos moveleiros do país em João Pessoa (PB), como também trouxe uma perspectiva internacional ao evento por meio de seu apoio ao programa “Exporta Mais Brasil”, uma iniciativa conjunta com a ApexBrasil.

O programa Exporta Mais Brasil, lançado oficialmente na quinta-feira (17) durante o “Diálogos Exporta Mais Brasil”, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, ganhou um destaque particular ao ter como alvo o impulsionamento das exportações das indústrias de móveis do Nordeste e de outras regiões do país, conectando-as diretamente a compradores internacionais.

Conemov na Paraíba

Para o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz, o Conemov é um espaço valioso para unir a indústria do mobiliário, discutir estratégias e explorar novas oportunidades. “O lançamento do Exporta Mais Brasil valida a importância e o potencial dessa região para o posicionamento do setor moveleiro nacional, além de fortalecer e promover ainda mais as empresas e os produtos do Nordeste no Brasil e no mundo”, diz.

A programação do projeto contou com visitas técnicas em fábricas locais e rodadas de negócios com compradores convidados de países como Equador, Colômbia, Chile, Alemanha e África do Sul. Ao longo de três dias, foram 97 reuniões de negócios realizadas entre seis compradores estrangeiros e 22 empresas de móveis brasileiras. O resultado: US$ 1 milhão em negócios gerados em até 12 meses.

Fornecedores miram o México

Além de moveleiras da Paraíba, participaram também empresas do Pará, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amapá, Paraná e São Paulo. Metade delas é liderada por mulheres, em linha com as diretrizes da ApexBrasil de ampliar e promover a presença feminina no comércio exterior. Até o final do ano, o Exporta Mais Brasil vai realizar 13 rodadas, de 13 diferentes segmentos produtivos, em 13 estados brasileiros. O objetivo é ampliar a participação de empresas brasileiras no comércio internacional.

“Começamos por aqui porque o Nordeste pode exportar muito mais. Temos empresas e produtos da região com muito potencial para vender mundo afora e que precisam do nosso apoio para conquistar novos mercados. O Brasil estava devendo esse olhar na área de exportação e de incentivo na região e a ApexBrasil está aqui para isso”, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, que também esteve reunido com o governador da Paraíba, João Azevêdo Lins Filho (PSB -PB), antes do evento de lançamento.Conemov

Setor moveleiro no Nordeste e no Brasil

João Paulo Ferreira, parte da direção da Amap, lembra que o Nordeste vem se consolidando como o segundo maior mercado consumidor do Brasil, reforçando a necessidade de promover a inovação no mercado moveleiro. “Não é à toa que o Conemov cresce a cada ano, ajudando a ampliar o olhar para além da fronteira dos nossos estados, contribuindo para estimular o desenvolvimento do setor na nossa região e em todo o Brasil de maneira conectada”, fala.

O setor de móveis do Brasil responde por 90% de todos os móveis produzidos na América do Sul. Segundo dados da Abimóvel, em 2022 a indústria moveleira produziu cerca de R$ 83,2 bilhões, o equivalente a 3,84% do valor total da receita líquida da indústria de transformação do país.

O Brasil hoje é o 6º maior produtor mundial de móveis, com mais de 17,1 mil unidades produtoras, e é a 8ª cadeia que mais emprega. A região Sul responde por 41,2% das empresas brasileiras, seguida pela região Sudeste com 38,1%, região Nordeste com 11,4%, Centro-oeste respondendo por 7,6%, e região Norte com 1,7% das empresas.

“Estamos muito satisfeitos com tudo o que vivenciamos e compartilhamos em João Pessoa entre os dias 16 e 18 de agosto, tanto em função do Conemov como das atividades do Exporta Mais Brasil, ambos projetos apoiados pela Abimóvel. A colaboração entre entidades e o setor produtivo é crucial para expandir os horizontes da indústria brasileira, tão rica em matérias-primas, capital humano, criatividade, inovação, tecnologia e práticas sustentáveis. A presença dos compradores internacionais por lá, que puderam visualizar todas essas características in loco, reforça mais um passo importante para fortalecer nossas conexões globais”, assinala a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas