A transformação do móvel de marcenaria
Análise das mudanças ocorridas com o mobiliário sob medida nos primeiros anos deste século
Publicado em 20 de junho de 2023 | 15:40 |Por: Thiago Rodrigo
O mobiliário moderno foi criado com o objetivo de serem funcionais e esteticamente agradáveis. Esses conceitos predominam no mobiliário contemporâneo, atualmente produzido mundo afora, que igualmente conta com fatores de sustentabilidade e flexibilidade, de modo a atender os estilos de vida atuais.
As mudanças na sociedade estão cada vez mais rápidas, muito diferente da velocidade com que ocorreram na história da humanidade ou mesmo no século passado. Tudo vai se transformando o tempo inteiro e é preciso estar de olho nessas mudanças e se adaptar. “Assim também é o que acontece com as escolhas e novas formas de viver das pessoas. Tudo vai acontecendo gradualmente”, diz o sócio administrador da marcenaria Virmond, Miguel Angelo Porfirio.
Para ele é difícil afirmar se houve uma mudança radical de comportamento de seus clientes nos últimos três anos, mas se esse espaço de tempo for aumentar para dez ou quinze anos, certamente houve. “Os desejos e gostos dos clientes, em relação aos padrões de acabamento e design, mudaram radicalmente. Teve tudo a ver com a introdução de novas tecnologias e métodos de fabricação junto com novos materiais e acabamentos que surgiram com a digitalização da informação”, opina.
A Marcenaria Virmond atua desde 1977, uma época em que o mobiliário e, especialmente o móvel sob medida, era produzido de forma bem diferente do que é hoje. Como já é bem diferente em relação há quinze anos, diante dos desejos e gostos dos clientes, que passaram a ter mais acesso à informação não mais apenas por revistas e jornais impressos ou pela internet em evolução, mas serem “bombardeados” com imagens e vídeos pelo computador ou pelo celular em casa ou na rua.
“A mudança foi radical, mas nem por isso paulatina ao longo dos últimos 15 anos. Eu vivi a mudança gradual e tenho imagens, não apenas memórias, de trabalhos que eram requisitados em meados de 2005 e 2007 que são extremamente diferentes de hoje”, conta Porfirio.
Nessa época, a demanda era por móveis sob medida em MDF, material que não muito tempo estava sendo utilizado frequentemente pela indústria brasileira. No MDF, eram aplicados acabamentos externos e internos em lâmina de madeira natural, partes molduradas em madeira maciça e pintura em verniz com diferentes intensidades de brilho como fosco, acetinado ou alto brilho, com muitos elementos curvados.
Continue lendo a reportagem na revista Móbile Fornecedores 327