Cores metalizadas no ambiente de home office

Efeito visual de metal polido pode dar nova vida a objetos e móveis usados, inclusive os de madeira, explicam especialistas

Publicado em 6 de abril de 2022 | 18:23 |Por: Thiago Rodrigo

Cobre, prata, ouro, bronze. As cores metalizadas são consideradas coringas na decoração e nunca saem de moda, mas nem sempre é fácil coordenar o efeito visual com objetos, móveis e estilos de decoração. Em um momento em que o home office ganha destaque, saber utilizá-las pode dar mais conforto e beleza ao ambiente, ajudando, inclusive, a acalmar o estresse do dia a dia.

“Em um momento em que as residências passaram a ter funções de casa e trabalho, a escolha de peças atemporais que sirvam como coringa e funcionem para a composição de diferentes ambientes passa a ser uma estratégia interessante”, afirma Daniel Cavalheiro, arquiteto, professor e sócio fundador da DNR.

Segundo ele, o uso de peças com cores metalizadas tem seu lugar quando “usadas com o objetivo de destacar algum objeto na composição do ambiente, criando pontos de destaque na cartela de cores e materiais”.cores metalizadas

Estilo de decoração

Cavalheiro explica que a pintura metálica pode proporcionar a personalização de peças de decoração e mobiliário, com a ideia chave de ressignificá-los, dando nova vida a objetos usados. “Desde pequenos móveis, como cadeiras, vasos, luminárias, molduras de espelhos, e em especial objetos com detalhes, os quais aparecem valorizados pelas cores metálicas da pintura”, diz.

Em relação aos estilos, as cores metálicas têm grande potencial para serem exploradas em decoração de estilo clássico, vintage ou retrô, e mesmo no industrial, explica o arquiteto.

Cores metalizadas nos materiais

“A madeira normalmente possui cor mais quente, associada com conforto. Ao ser contrastada com a cor metalizada, vai se tornar mais fria e ganhar certo ‘peso’, ‘rigidez’. Este efeito de contraste gera o destaque da peça, o qual pode ainda ser mais enfatizado com o uso de iluminação focal, tornando-a única no espaço decorado”, afirma Cavalheiro.

De acordo com Leandro Santos, supervisor da linha Flora, unidade de negócio especializada em tintas de alta performance da Montana Química, as cores metalizadas podem ser utilizadas em uma variedade de substratos, sejam objetos ou móveis de MDF, MDP, compensados e em superfície plana ou usinada. Podem ainda ser mescladas com outros substratos, como vidro e metal.

Mobiliário curvo nos interiores

“A preparação da madeira e de outros materiais para receber uma cor metalizada é essencial para garantir a beleza e a durabilidade do efeito e da peça. Na madeira, por exemplo, a superfície deve ser preparada com primer poliuretânico antes da aplicação do esmalte”, afirma Santos.

Já para superfícies como vidro, explica o especialista, é indicada a limpeza com uso de detergentes, desengraxantes e diluentes específicos. “Em metais, o uso de desengraxantes é da mesma forma essencial e a aplicação de wash primer é um coringa importante na proteção do metal e na melhor aderência do esmalte no substrato”, finaliza o supervisor.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas