Diferentes opções de texturas no MDF
As inúmeras ofertas de texturas nos padrões de painéis de madeira em MDF
Publicado em 22 de junho de 2023 | 11:21 |Por: Thiago Rodrigo
A textura é vista como um fator diferencial no móvel. Um painel de madeira com textura conta com uma combinação visual e tátil possibilitada pelo uso de tecnologia para proporcionar o toque no móvel e uma sensação mais próxima da madeira natural. A textura no MDF é o acabamento dado ao painel, por isso acabamentos são texturas.
Em conjunto com o revestimento, cores ou desenhos de madeiras, pedras e tecidos, as texturas influenciam no acabamento do móvel, valorizando a tendência do mercado, seu visual estético e a beleza, funcionalidade e experiência sensorial, para trazer cada vez mais naturalidade aos painéis, garantindo tridimensionalidade, modernidade e identidade ao padrão.
As texturas são aplicadas no momento da prensagem do padrão decorativo por meio de pratos de aço no painel de madeira aplicados com as prensas em baixa pressão (BP). Esses pratos possuem a textura e o brilho que são transferidos para a superfície do painel de madeira em BP, introduzindo o acabamento criado após muito estudo de tendência e aplicabilidade do material.
– Cultura de inovação na indústria moveleira
No caso da Greenplac, por exemplo, a marca avalia com sua equipe comercial e marketing, o cenário mundial a nível econômico, comportamental e de consumo previsto para o futuro no setor moveleiro, além dos caminhos para o design e as necessidades do mercado local, sendo eles alinhados com as estratégias da empresa.
“Contamos com indústrias amplamente especializadas na fabricação dessas texturas, que podem levar normalmente de seis meses a um ano de produção e entrega, dependendo da complexidade e originalidade da textura desenvolvida”, explica Lais Carelo, gerente de marketing da empresa.
Os acabamentos podem ser liso ou em relevo, macio ou rugoso, por exemplo, mas há outros. Há também a opção de uma textura sincronizada com os veios da madeira. Ao final, as texturas dão alma para o painel. As duas texturas mais comuns é o TX – que é o texturizado básico, comum e que geralmente é utilizado nos padrões unicolor – e o poro.
“São duas texturas que se fundem, que nasceram com a história da melamina, dos painéis melamínicos. Elas buscaram, na época, trazer a maior realidade possível, com a tecnologia existente”, explica Andrea Colin Correa, designer de produto da Berneck.
Um grande diferencial são as texturas sincronizadas, aquelas que acompanham os poros da madeira, sendo um exemplo de texturas especiais, pois garantem maior naturalidade ao produto, sendo as que mais se aproximam ao toque que encontrado na material natural.
Textura no MDF
A seleção da textura é tão importante quanto a seleção do padrão decorativo no momento de selecionar um painel para um móvel. A textura ajuda muito na sensação que o móvel trará, na naturalidade, no aconchego, mas também é importante ser considerada para a definição do local de aplicação e na limpeza e manutenção do móvel.
“Texturas mais marcadas podem não ser ideais para um tampo de mesa, mas podem trazer todo o diferencial para a aplicação em uma cabeceira de cama”, assinala Carla Colpas, coordenadora de desenvolvimento de produtos e especificação da Duratex.
Segundo Andrea Krause, consultora de marketing para a indústria moveleira, da Eucatex, o pós-pandemia trouxe novos hábitos e comportamentos e a casa passou a ser refúgio e segurança. “As paredes, tetos e mobiliário incorporaram mais funcionalidade e aspectos sensoriais, que agregam bem-estar físico e mental, sendo o acabamento protagonista dos ambientes”, assinala.
Para Fernanda Moceri, coordenadora de produto e especificação da Guararapes, a textura propicia a valorização do toque, a possibilidade de aumentar a tridimensionalidade do painel e a busca pelo aspecto natural do material, “mas de forma muito mais prática, versátil e contemporânea”. Cada empresa fabricante de painel de madeira tem seus específicos acabamentos com diferentes características e qualidades.
Continue lendo a reportagem na edição 327 da Móbile Fornecedores