Espaços minúsculos da Hettich
Hettich destaca as ferragens como elementos-chave na criação de espaços reduzidos e apresenta suas soluções
Publicado em 31 de agosto de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Com o aumento significativo da população mundial, os grandes centros urbanos precisam estar preparados para receber muitos habitantes. Portanto, há o crescimento vertical das cidades por falta de espaço. Além disso, observa-se uma diminuição no tamanho das famílias. Esses imóveis possuem, em média, 45 m², o que requer móveis que possam atender diferentes demandas de convivência dos moradores.
Letícia Kercher, arquiteta e supervisora de marketing da Bigfer, que fornece as ferragens Hettich no Brasil, aponta que para um bom aproveitamento desses espaços pequenos, duas coisas são fundamentais: um bom projeto e ferragens que ajudem a criar. “As ferragens são elementos-chave na criação desses ambientes, transformando por exemplo, uma pequena bancada em uma ampla mesa. Ou, uma cama em um sofá”, diz. Além disso, com a tecnologia empregada nas ferragens, as pessoas acessam facilmente todos os espaços da casa. São três exemplos:
– Todas as notícias da Hettich
1 – usando gavetas metálicas Atira na parte inferior do móvel, tem acesso a todo o interno, sem necessidade de se abaixar;
2 – usando sistemas de portas de correr SlideLine M ou sanfonadas WingLine L nos módulos aéreos, acessa os móveis mais altos sem o auxílio de uma escada, usando todo o pé direito do imóvel como espaço de armazenamento;
3 – embaixo da cama consegue colocar gavetas de até 2 m de profundidade, se precisar, usando em vez de corrediças o sistema para portas de correr SlideLine M Hettich.
Sobre o período pandêmico em que as pessoas tiveram que ficar mais reclusas, a empresa avalia que se acabou valorizando mais os espaços, reparando em pequenos detalhes que passavam despercebidos anteriormente, pois se passava mais tempo fora do que dentro de casa. “Então, a busca pelo nosso cantinho, pelo nosso espaço confortável cresceu muito na pandemia”, afirma.
Tiny Spaces by Hettich
A Hettich lançou nas últimas feiras o conceito de Tiny Spaces, que são espaços bem reduzidos como, por exemplo um apartamento de 18 metros quadros com cozinha, sala de jantar, sala de estar, quarto e banheiro. “Os Tiny Spaces comportam bem uma pessoa ou duas, muito confortavelmente”, salienta Letícia. Neles, a “mágica” é feita pelos acessórios, com:
– geladeira e máquina de lavar embutidas no móvel;
– aéreos facilmente acessados por sistema de portas sanfonadas WingLine L;
– pequena bancada com fogão vira uma grande ilha para confraternizar com os amigos, usando um sistema de portas de corres SlideLine M;
– cama vira o sofá da sala, com sistemas articulados Hettich;
– abaixo da cama há gavetas profundas para guardar cobertas e todos os objetos que necessitar, com sistema de portas de corres SlideLine M;
– pequeno bar da sala de estar fica totalmente escondido no móvel, com dobradiças com amortecimento Sensys para vidro;
– no banheiro os espaços são totalmente aproveitados com gavetas metálicas e dobradiças Hettich.
Segundo Letícia, ferragens que solucionam os problemas de pequenos espaços não são necessariamente ferragens com altíssimo valor agregado, pois o que torna os ambientes bem aproveitados é a aplicação dessas ferragens. “A questão é o projeto, tanto para empresas maiores, como para marcenarias”, ressalta.
As soluções em ferragens para espaços compactos podem ser aplicadas em todos os móveis, pois o grande diferencial é o movimento. “Grandes soluções para espaços pequenos são possíveis com a aplicação das ferragens certas e temos soluções para todos os ambientes e todos os tipos de movimento”, diz e acrescenta: “A indústria de acessórios é o grande aliado da indústria moveleira. Juntas, conseguem criar os mais variados ambientes, ou os mais diversos tipos de movimento ou com soluções já existentes ou com novos produtos para cada necessidade”.