Ferramentas manuais para marcenaria
Novidades em ferramentas manuais contam com maior desempenho das baterias e soluções em medição dos ambientes
Publicado em 14 de agosto de 2023 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo
As ferramentas são sempre aliadas do marceneiro, seja na fabricação ou na instalação do móvel. Novas tecnologias surgem para auxiliar o marceneiro nesses processos e melhorá-los cada vez mais, atendendo novas demandas e anseios, atendendo dificuldades que possam surgir no uso das ferramentas. Além disso, as inovações com novas tecnologias são frequentes.
Na fabricante Dewalt, a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) é muito atuante. “Estamos sempre buscando insights/inputs de profissionais sobre o que mais se pode oferecer em términos de solução. A equipe de promotores técnicos (20) estão sempre levando produtos para teste e coletando os feedbacks para nossa equipe de engenharia aprimorar os projetos”, conta Francisco Costa, gerente de marketing Dewalt – ferramentas elétricas.
Com isso, atualmente os marceneiros se beneficiam das vantagens da linha sem fio (a bateria). “A Dewalt disparou na frente com seu sistema de compatibilidade das baterias 20V Max. Uma mesma bateria serve para diferentes produtos da linha (parafusadeiras, furadeiras, serras tico-tico, serras circulares, lixadeiras, tupias, etc.). Isso significa mais versatilidade e economia para os marceneiros”, garante Costa.
A linha de bateria tem sido a grande novidade para os marceneiros, embora seja difícil informar a duração das baterias, por muitos fatores que interferem no processo e nessa medição. “Temos baterias de até 12Ah. A duração não é mais um limitante. Junto com baterias de alta duração, as máquinas ficaram menores, mais leves e mais potentes com a tecnologia Brushless (sem escova de carvão). Tudo isso contribui para o avanço dos produtos dessa família e aumento do tempo de operação”, explica.
Recentemente, a Dewalt lançou sua maior inovação do segmento de baterias, a Powerstack, uma tecnologia já usada nas baterias de celulares em que células são empilhadas trazendo mais potências de arranque das máquinas.
Tecnologias em ferramentas manuais
Entre as tecnologias desenvolvidas pela marca para melhorar as etapas de fabricação do móvel pelo marceneiro, a Dewalt tem uma grande parcela destinada a móveis planejados, sendo a primeira etapa de todas a medição do espaço disponível para tal. Por isso a empresa lançou uma linha completa de medidores de distância a laser, também conhecidas por trenas a laser.
“Elas trazem agilidade, precisão e produtividade no momento da medição, inclusive já efetuando cálculos ao usuário; dos mais simples como adição e subtração de medidas, até os mais complexos como área, volume e Pitágoras”, enaltece Daniel Romano, gerente de marketing Dewalt – ferramentas manuais e acessórios.
Também recentemente, a marca lançou duas linhas de trenas manuais com modelos de 5m e 8m cada, com fita altamente reforçada, o chamado gancho “zero absoluto” para maior precisão na medição, além de uma das linhas contar com corpo emborrachado e imã removível na ponta.
Mercado
A marca tem uma equipe de quase 70 promotores que visitam regularmente os pontos de venda em todo o País e uma missão deles é levar novidades e diferencias da linha aos profissionais. Esse é o trabalho da Dewalt junto às revendas para ganhar a preferência do profissional da madeira. “Sobretudo da linha madeira onde Dewalt sempre foi uma marca desejada. Além dos que visitam ponto de vendas, temos 20 promotores técnicos com suas vans visitando todo tipo de indústria, inclusive indústrias que trabalham com madeira”, afirma Francisco Costa.
Outro destaque que contribui para a produtividade do marceneiro, segundo Romano, é a nova linha de porta ferramentas lançada recentemente pela marca. “Com cinco opções de porta ferramentas para uso em cinto ou calça, ela faz com que o profissional tenha suas ferramentas sempre à mão, protegidas e organizadas, evitando a perda de seus instrumentos de trabalho e tornando sua jornada ainda mais produtiva”, assinala.
Para a etapa de instalação do móvel, está a nova linha de níveis a laser a bateria. São quatro modelos “multivolt” que funcionam tanto com bateria de 12V quanto de 20V, integrando assim todo ecossistema de ferramentas sem fio da marca. “A principal vantagem para o profissional, além desta integração, é a autonomia de trabalho, podendo alguns modelos ficarem ligados por até 24 horas ininterruptas”, explica Romano.
De acordo com ele, também se destaca a alta visibilidade e capacidade dos feixes verdes que vão de 70m a 100m (nesse último caso, se utilizados com o detector que é vendido separadamente). “Os quatro modelos (três linhas de 360 graus, duas linhas + cinco pontos, duas linhas + dois pontos de prumo e dois linhas cruzadas) atendem as necessidades de dos diversos instalação”, comenta.