Gerenciamento da pintura na marcenaria

Como as marcenarias podem ter uma boa gestão da pintura na marcenaria

Publicado em 7 de junho de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A pintura de móveis no mercado sob medida, hoje em dia, não é mais tão comum diante da disseminação das chapas de MDF revestidas em BP. Mesmo assim, para quem tem ou deseja ter uma área de pintura em seu negócio, é preciso gerenciá-la de forma eficaz, com processos e equipamentos que colaboram para não haver desperdícios e, consequentemente, custos.

Para ter uma boa gestão do processo de pintura, é preciso começar com a aplicação dos conceitos mais básicos. Capacitação da equipe, treinar as pessoas para serem independentes e com disciplina no processo. Bem como a escolha de equipamentos robustos e confiáveis, tendo bons parceiros de equipamentos e produtos em vez de apenas fornecedores.

Ter um bom controle de processos é o ideal e investir em equipamentos ajuda nisso, desde a preparação de superfície (lixamento) até a redução do passivo inflamável (recuperadora de solvente). A gestão deve ser centrada no aproveitamento máximo dos materiais, otimização de processos e tempo, evitando os desperdícios e a criação de gargalos na produção.

Desperdícios na pintura

No primeiro processo de pintura, está o de preparação de peças com o lixamento. Esse, por vezes, é esquecido e deixado em segundo plano, quando, na verdade, deveria ser a base de tudo. “É nesta etapa que a qualidade nasce”, frisa Renato Valcarengh Nunes, diretor comercial do Grupo ArpiAspersul e das empresas Arpi e Arply.

“Olhar melhor para esta etapa inicial é primordial”, acrescenta. Segundo ele, nessa etapa é preciso procurar sempre fazer um processo bem explicado e repetitivo para que garanta a mesma qualidade de acabamento. No que diz respeito ao planejamento da pintura, ele aponta que se deve evitar muitas trocas de cores durante o período do dia, pois resultam em desperdício de materiais. “Esses cuidados evitam os retrabalhos e garantem o foco em fazer bem-feito na primeira vez”, destaca.

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O gerente comercial da Codinter do Brasil Equipamentos, que fornece equipamentos Devilbiss, Fábio J.P. Fortes, lembra que o processo de limpeza das pistolas e equipamentos é vital para uma boa pintura, mesmo normalmente gerando desperdícios de tempo e material. Só que mesmo assim pode ser essencial para fazer a diferença na pintura.

“Se este processo é feito com materiais de boa qualidade que eliminam rapidamente os resíduos já é um grande avanço. Além disso, com a utilização de equipamentos que são fáceis de limpar, como pistolas com revestimentos antiaderentes e bombas que apenas necessitam de uma passagem de solvente para limpá-las, com certeza o desperdício será menor”, assinala.

Ações

Um outro dos principais desperdícios que ocorrem na pintura são os resíduos líquidos gerados no processo (solvente sujo), que na maioria das vezes não são aproveitados. Para isso ser solucionado uma alternativa é a recuperadora de solventes, ajudando na recuperação de resíduos que ocorre também na citada limpeza dos itens utilizados.

“O descarte do solvente usado é um serviço realizado por empresas especializadas, porém o reaproveitamento do solvente é possível e viável para realização in house, ou seja, pelo próprio gerador do resíduo. Esse é o objetivo principal de um equipamento recuperador de solventes”, explica Raphael Santos da Silva, vendedor técnico da WS Equipamentos.

Por meio de destilação do solvente líquido sujo, o equipamento separa o solvente puro do restante dos materiais sólidos, possibilitando sua a reutilização e uma diminuição significativa no volume de resíduos, contribuindo também para a reciclagem do material. “São mais que atitudes sustentáveis isoladas, mas parte de um movimento coletivo com benefícios de ordem social, econômica e ambiental”, destaca o vendedor.

WS Equipamentos

Além da economia no descarte, ele pontua que a questão mais lucrativa na reciclagem do solvente é aumentar exponencialmente o ciclo de vida do produto, adiando novas compras de tal forma que, dependendo do volume comprado mensalmente, o retorno do investimento em uma máquina recicladora de solvente pode se dar em até quatro meses.

Outra solução para ajudar na redução de desperdícios de tempo e materiais é medir os processos realizados. “Quem não mede não gerencia e quem não gerencia não melhora, nem controla. Medição é algo muito simples de ser feito, tanto para tempo como consumo de produto. Um cronômetro, com apontamentos simples. Em casos de maior fluxo, um bom software aponta dados para tomadas de decisões de melhor gestão do processo”, assinala Renato Nunes.

Além disso, o diretor da ArpiAspersul pontua que possuir os equipamentos de acordo com o processo e produtos que utiliza, sem dúvidas fará ganhar em economia de tempo e materiais. “Podemos citar aqui como exemplo nossa prática de visitas técnicas e levantamento de necessidades. Nesta etapa verificamos as necessidades específicas em campo, testamos os equipamentos possíveis e apresentamos posteriormente um plano com o payback de investimento com os percentuais de economia estimados. Temos determinados cases no mercado moveleiro que chegam a altos níveis de economia de materiais, sem citar a redução de tempo nos processos”, afirma.

Fortes, da Codinter, colabora apontando que além das já tradicionais ferramentas de produção com 5S e gestão visual, algumas ações básicas ajudam a poupar tempo como utilizar pistolas/ferramentas únicas para cada processo evitando gasto de tempo/material na limpeza e utilizando equipamentos que facilitam a troca de produtos como bombas ao invés de tanques.

Soluções para pintura

A Codinter tem oferecido ao mercado equipamentos que sempre visam garantir um processo de pintura mais desenvolvido tecnologicamente e que reduzem os desperdícios. “Alguns exemplos são as pistolas Devilbiss Tekna e Prolite que facilitam a limpeza por ter corpo revestido interna e externamente de material antiaderente e as bombas de duplo diafragma Binks DX70 e as bombas airless assistido Binnks MX Lite que facilitam o setup de troca de tintas e diminuem o consumo de tintas”, enumera o gerente da companhia.

O último lançamento da marca Devilbiss foram as canecas semidescarnáveis Devilbiss Snap’n Flow que, de acordo com Fortes, ajudam na economia de tinta e no uso de solvente de limpeza em processos de pintura com muitas trocas de tinta, pois permitem que o pintor “guarde” o que restou da pintura anterior na própria caneca da pistola para ser utilizado novamente no futuro. “Isso reduz grandemente o desperdício de material”, frisa.Devilbiss

Silva, da WS Equipamentos, destaca a Fox Pumped Airspray, tanque de pressão que tem excelente eficiência de bombeamento que permite menor diluição, portanto, maior deposição por camada e economia de solvente comparado aos convencionais tanques de pressão. “Após a pintura é possível controlar a camada deposta sob a peça, com o medidor de camada de seca Positector 200, possibilitando confirmar que foi atingido a especificação do fabricante de tinta, garantindo melhor controle de processo”, aponta. Para a gestão de resíduos, a regeneradora de solvente proporciona economia devido à redução na aquisição de solventes para limpeza e menor volume de descarte.

As soluções da Arpiaspersul abrangem tudo o que é preciso no processo de pintar, seja para a empresa, pintor, meio ambiente, economia, tecnologia e até gestão. “Oferecemos desde a cabine de lixação, cabines de pintura, pistolas, tanques, bombas, filtros para cabine de pintura, macacão, máscara, entre outros tantos itens e soluções. Projetos simples e de maior complexidade. E mesmo assim, com tantas soluções, nunca paramos de ir em busca de inovações. Recentemente, lançamos o nosso software de gerenciamento do processo de pintura, o NextPaint”, enaltece Nunes.

O Nextpaint é um software de gestão dedicado à pintura que monitora especificamente o trabalho realizado na cabine de pintura, ou seja, o desempenho do pintor através do monitoramento online do fluxo de ar comprimido que alimenta a pistola de pintura. Em caso de registro de fluxo, há trabalho, em caso de não-registro, não há trabalho por algum motivo e que este pode ser apontado diretamente no dashboard.

“Nele estão listados diversos motivos de parada, de forma que o próprio pintor seleciona o período e o motivo no software e atualiza a visualização das informações. O dashboard do Netxpaint é atualizado em tempo real. Pode ser acessado pelo gestor do seu smartphone. De posse dos dados informados pelo software e que são armazenados na nuvem, pode-se tomar decisões gerenciais baseadas em informações reais que impactam o processo”, garante o diretor da empresa.

Com essas soluções e ações, fica mais fácil para as marcenarias reduzirem os desperdícios de sua produção nos processos de pintura, agindo também de forma sustentável conforme algumas soluções apontadas.

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