Instituto Leo passa a se chamar Instituto Leo Social e lança curso para marceneiros

Em nova fase, instituição tem como objetivo continuar a capacitação de jovens adultos em marcenaria, além de ajudá-los a entrar no mercado de trabalho ou empreender

Publicado em 21 de dezembro de 2020 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Em plena comemoração de seus 14 anos de atividades, o Instituto Leo, entidade mantida pela Leo Madeiras, que promove cursos de capacitação no setor de marcenaria, acaba de reformular sua identidade e agora passa a se chamar Instituto Leo Social. Em 14 de dezembro, entrou no ar seu novo site, trazendo ao público o curso 100% on-line e gratuito Trilha Básica do Empreendedor da Marcenaria. Desenvolvido em conjunto com parceiros do Instituto Leo Social, a Anderson Rios Consultoria, a Empreende Aí, a Gabster e a Promob, e dividido em dez módulos com videoaulas de nível básico, o conteúdo pretende iniciar os alunos no universo da marcenaria e do empreendedorismo.

O principal fator que estimulou o Instituto Leo Social a repaginar sua identidade e seu propósito, que a partir de agora é o “promover a inclusão por meio do trabalho e da moradia digna de forma sustentável”, foi a pandemia da Covid-19, que paralisou as operações do Instituto Leo Social e prejudicou diretamente os marceneiros, que perderam renda em virtude da quarentena.

Ao refletir sobre como poderiam continuar sendo relevantes para a comunidade marceneira mesmo durante a crise, a entidade realizou uma curadoria de conteúdos qualificados e focados em capacitação e em como conectar marceneiros e marcenarias, e viabilizou a ajuda financeira a milhares de profissionais por meio do Marcenaria do Bem.

Revendas avaliam transformações da pandemia nos marceneiros

“Desenvolvemos projetos alinhados aos nossos pilares de cuidar, capacitar e conectar, como uma ajuda financeira doada a marceneiros de todo o país durante a pandemia, iniciativa chamada de Marcenaria do Bem, além de curadorias de conteúdos nas redes sociais, mentoria on-line totalmente gratuita e um curso de capacitação em parceria com o Sebrae. Sentimos, então, a necessidade de revisitar nosso propósito e nossa identidade e também percebemos que precisávamos não só promover capacitação aos nossos alunos, mas também ajudá-los a entrar no mercado de trabalho ou a dar os primeiros passos em sua carreira empreendedora. O Instituto Leo gera oportunidades e impacto social, estimulando uma educação que transforma. Por isso, ao celebrar 14 anos de atuação em 2020, traz agora a palavra ‘social’ em seu nome”, destaca Fernanda Canal, Diretora do Instituto Leo Social.

Marcenaria do Bem

De acordo com Andrea Seibel, CEO da Leo Madeiras, 80% das marcenarias do Brasil são compostas de micronegócios familiares, sem reservas de caixa. Por isso, buscando minimizar os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus, em maio deste ano, o Instituto Leo realizou o projeto Marcenaria do Bem, que arrecadou R$ 2.278.246,01, doados a 3.684 profissionais marceneiros de todo o país, que ficaram sem trabalho e sem renda por conta da quarentena.

O auxílio foi no valor de R$ 600,00 para cada um, dividido em duas parcelas mensais de R$ 300,00. A iniciativa, realizada juntamente com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), contou com parceiros como Suvinil, Banco Afro, Duratex, Eucatex, FGVTN Brasil, Formica, Guararapes, Pertech e Rometal.

Breve histórico

Criado em 2006, o Instituto Leo nasceu com o intuito de promover cursos gratuitos de formação em marcenaria para jovens adultos em situação de vulnerabilidade, com foco na dificuldade identificada junto a empresários do setor de se encontrar mão de obra qualificada. A entidade já formou quase 3 mil alunos no curso para pessoas em situação de vulnerabilidade e outros 7 mil nos demais projetos.

Em nova fase, passando a se chamar Instituto Leo Social, a entidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos e que trabalha com a missão de promover a inclusão por meio do trabalho e moradia digna de forma sustentável, junto com inovação e renovação da marcenaria, acreditando na filosofia de que, a fim de se conquistar um mundo melhor, é necessário que hajam oportunidades de realizar sonhos e conquistas por meio de uma profissão.

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