Máquinas esquadrejadeiras para marcenaria

Máquina se destaca pelo corte em ângulo, mas pode ser mais que isso

Publicado em 14 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Ainda que possa parecer uma máquina esquecida na evolução e modernização das marcenarias, as máquinas esquadrejadeiras para marcenaria ainda são bastante utilizadas pelo custo-benefício que proporcionam como a máquina de entrada para o negócio que está iniciando suas atividades. Embora, fora da marcenaria, é utilizada em alguns casos por grandes fabricantes de móveis que precisam agregar cortes em 45 graus.

Alguns modelos possuem inclinação das guias, oferecendo cortes em esquadria para diversos ângulos. Além disso, com ajuste de altura da lâmina, é possível realizar rebaixos para encaixes de fundo de gaveta ou trilhos. Com essas qualidades, a esquadrejadeira oferece versatilidade ao marceneiro com cortes retos ou em ângulos com alta precisão. Ademais, é uma máquina que ocupa pouco espaço quando comparada a máquinas de maior capacidade de produção.

Evoluções
Guias em alumínio que oferecem maior precisão, evolução nos sistemas de proteção ao operador aumentando a segurança das máquinas, sistemas digitais que facilitam a regulagem e aumentam a precisão do corte, sistemas automatizados que garantem maior ergonomia e menor esforço ao operador, foram algumas das evoluções implementadas nas esquadrejadeiras. Outras também são o acionamento automático na altura da lâminas a ajustes finos de medidas na mesa fixa de corte.

Atualmente, os modelos mais conhecidos no mercado moveleiro são as esquadrejadeiras de “varão” e modelos conhecidos como esquadrejadeiras de “precisão”, considerada uma evolução do equipamento para marcenaria.

Entre as potencialidades da serra esquadrejadeira em relação às funções que a máquina desempenha, os modelos BMS de precisão da marca Maksiwa têm o diferencial de fazer cortes em esquadro em diversos ângulos. “Não somente em 90º, sendo importante pela versatilidade, facilidade de regulagem, rapidez nos ajustes e consequentemente nos diferentes tipos de corte que cada modelo oferece”, assinala Lucas Lasperg, marketing da Maksiwa.

Wellington Nunes, coordenador de vendas da Inmes, aponta que uma grande potencialidade da esquadrejadeira de precisão é o aumento da produtividade de 40% ou mais em relação à uma máquina de varão. “Podemos dizer sem dúvidas que a esquadrejadeira de precisão, aliada à qualidade de corte, trabalhando com um operador apenas e dispensando o uso de desempenadeiras, proporciona isso”.

A Inmes tem como foco fabricantes de móveis planejados e, por isso, sua linha de esquadrejadeiras de precisão possuem várias aplicações. “Você pode cortar desde uma chapa inteira de MDF sozinho, quanto usar para cortes de 45 graus, tanto na face do painel quanto no topo agregando qualidade e perfeição de acabamento”, enaltece Nunes. A marca tem quatro modelos as FF-300 Plus, FF-315 Plus, FF-325 Plus e FF-330 Plus.

Inmes

Inmes

Esquadrejadeira IF-300 Plus

Escolha das esquadrejadeiras para marcenaria

As considerações para adquirir uma esquadrejadeira devem estar relacionadas com o estágio ao que a marcenaria (ou indústria) se encontra. Dentre as principais, estão a capacidade de altura de corte, reposição de peças e relacionamento com a marca fornecedora. “Esse último é o nosso foco e hoje temos promotores técnicos de fábrica presentes em 21 estados mais o Distrito Federal, visitando marcenarias diariamente e vendo as necessidades de cada cliente ajudando na indicação do produto”, aponta o coordenador da Inmes.

A avaliação do cliente deve sempre levar em consideração o custo-benefício de cada equipamento para o barato não sair caro. “Um erro muito comum é o cliente que inicia com uma máquina simples muitas vezes sem riscador, nem inclinação, até por necessidade, mais logo acaba crescendo e esquece de dar o próximo passo e trocar seu equipamento por um equipamento melhor que diminua seus processos e melhore sua produtividade agregando qualidade no seu acabamento”, conta Nunes.

Equipamentos que fazem melhorar a produtividade possuem motor, riscador, eixo inclinável, entre outras funções além de apenas realizar o corte reto. Quanto a isso, Lasperg da Maksiwa diz que a análise a ser feita deve ser conforme a necessidade. “Quanto mais completa, mais opções e variações o marceneiro terá para atender diversas demandas de seus clientes”, destaca. Para além disso, ele preparou algumas questões essenciais para o marceneiro se fazer antes de decidir pela compra:

Necessidade
– Eu realmente preciso dessa máquina? Por que eu preciso dessa máquina?
– Preciso de uma máquina grande ou uma menor me serve?
– Moro em um centro urbano, onde posso contar com alguém que preste serviço?

Aplicação
– Qual vai ser o destino dessa máquina? Qual tipo de material a ser trabalhado?
– Vai ser minha máquina principal, vai complementar outro equipamento?

Retorno
– Qual o retorno, o ganho, que terei adquirindo este equipamento?

Capacitação
– Pessoal e da sua marcenaria. Tenho pessoas qualificadas para operar?
– Tenho espaço? Tenho piso nivelado, coletor de pó?

Investimento
– Valor x Preço. Quais os benefícios de cada equipamento?
– Compro máquina menor e terceirizo algum corte ou máquina maior e tenho maior autonomia?

Soluções em máquinas esquadrejadeiras para marcenaria

Durante a pandemia, a Inmes lançou duas novas esquadrejadeiras de precisão, sendo uma delas a esquadrejadeira FF-300 Plus, máquina de entrada na linha de precisão e que já conta com inclinação a 45 graus, é o destaque da marca.

“A FF-330 PLUS é um equipamento que foi lançado pela Inmes pós-pandemia, uma máquina que oferece qualidade de corte possui riscador cônico, motorização principal de 7,5 cavalos, inclinação de 45 graus do conjunto de corte, acompanha lâmina de serra de 300 mm, possui acionamento elétrico de altura de corte e capacidade de 80 mm de altura de corte, além de ser o único equipamento da nossa linha que já acompanha morsa para segurar a chapa e o batente corte em ângulo: com isso o cliente consegue utilizar em todas aplicações na marcenaria sem limitações ganhando em todos processos na fabricação de móveis planejados”, afirma o coordenador de vendas da marca.

A BMS.3200.IR. é a esquadrejadeira mais completa da Maksiwa, “com cortes retos, inclinados, guias de precisão, guia para cortes em esquadria, batentes, prensor para a chapa, mesa em alumínio, mais de 80 pontos de parada da mesa móvel, riscador, serra de 12’’, proteção em acrílico do tipo bolha”, destaca o marketing da empresa.

Maksiwa

Maksiwa

Esquadrejadeira ESQT 3000 IR Black Edition 3

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas