Montagens e fixação de móveis sem utilizar prego e parafuso

Soluções adesivas dão mais praticidade, limpeza, evitam barulho e promovem adesão de diversas superfícies, inclusive estruturas pesadas

Publicado em 28 de setembro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Ainda há a lembrança do profissional revirando parafusos e pregos na caixa de ferramentas em busca do tamanho ideal antes de iniciar o serviço. O mercado de soluções para construção, reformas e reparos evoluiu de tal maneira que muitas das montagens e fixação de móveis já dispensam a necessidade de furadeira, chave philips e de fenda.

As soluções adesivas para essa finalidade chegaram para ficar em 2011, com a linha Monta & Fixa da Cascola, marca da Henkel, ao oferecerem a mesma adesão e segurança de pregos, porcas e parafusos, sendo práticas, duráveis e proporcionarem um trabalho mais limpo para aplicação. Outro benefício é a possibilidade de permitir ajustes antes da cura em definitivo.

Fixação de móveis

A fixação adesiva abrange materiais dos mais variados pesos e tamanhos, porosos e não porosos, desde as tarefas mais simples, como a fixação de números de fachadas e puxador de gaveta; passando por serviços que envolveriam mais furação, como fixação de nichos, espelhos, varão de metal, rodateto, entre outros. A aderência alcançada pelo adesivo é tão alta que possibilita a aplicação em estruturas mais pesadas, como painel e peças decorativas e vidro frontão.

“Para que haja máxima performance do adesivo, é fundamental escolher o produto ideal para cada tipo de material e superfície. Deve ser levado em conta também se a fixação ocorrerá em ambiente interno ou em uma área externa, que sofre maior variação de umidade e temperatura”, destacou Vitor Cybis, gerente de marketing da Cascola.

Leo Madeiras lança vídeo com informações de ferramentas

A aplicação de adesivos evita alguns transtornos domésticos, tais como barulho e o risco de um cano ser atingido pela furadeira. Em casos de apartamentos alugados, a furação de paredes deve ser reparada quando o inquilino desocupar o imóvel, o que não ocorre com o uso de soluções adesivas.

fixação de móveis“Os profissionais de construção que exploram os benefícios de produtos adesivos acabam otimizando suas atividades com a mesma eficiência e sem sujeira, além de dinamizar suas tarefas, possibilitando maior número de atendimentos”, concluiu Cybis.

Veja as 5 principais dicas para aplicação de produtos adesivos para montagem e fixação de objetos:

1 – Prepare as superfícies a serem coladas, as quais devem estar firmes, niveladas, limpas, livre de poeira, e umidade. Superfícies pintadas ou com tintas em más condições, devem ser lixadas previamente, removendo todo o resíduo;

2 – A quantidade de adesivo a ser aplicada dependerá da área das peças, do peso e do esforço que a montagem deve suportar. Junte as partes e faça o ajuste entre as peças pressionando firmemente;

3 – Em casos de peças pesadas em que houver risco de queda, utilize um suporte (fita adesiva, calço etc.) até que a colagem esteja firme;

4 – O excesso de adesivo deverá ser retirado com um pano umedecido com água ou álcool doméstico antes da secagem total;

5 – Após a secagem, a remoção só poderá ser feita mecanicamente.

Para mais detalhes e dicas de aplicação, acompanhe o canal do Youtube de Cascola.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646