Móveis Silochi leva móvel com design autoral a Milão
Através do projeto Brazilian Furniture, da Abimóvel e ApexBrasil, Móveis Silochi desenvolve móvel que será exibido no Salão do Móvel de Milão
Publicado em 19 de maio de 2023 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo
Com a busca por parcerias e o apoio de entidades, a Móveis Silochi começou a exportar seus móveis sob medida. Em 2018, a marcenaria carregou seu primeiro contêiner com mobiliário personalizado com direção a um apartamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Agora, participa de uma ação do Brazilian Furniture para mostrar no Salão do Móvel de Milão, na Itália, um móvel desenvolvido com conceitos de brasilidade e sustentabilidade.
A Silochi está situada em Balneário Camboriú (SC) e além de seus móveis sob medida de alto padrão também conta com a fabricação de móveis especiais, com design autoral e peças customizadas. Desse modo, foi selecionada pelo projeto criado pela Abimóvel para criar um móvel que pudesse ser exibido na maior feira de design de móveis do mundo.
– Coladeira de borda para marcenaria
Com a participação do designer Eduardo Colossi para desenvolverem a mesa de cabeceira Melia. “Pontualmente, a empresa fazia alguns projetos personalizados para algum arquiteto que criava alguma peça, então pensamos em fazer uma mesa de cabeceira para mostrar o trabalho da Silochi usando materiais brasileiros”, diz Eduardo.
Respaldado na brasilidade e seguindo tendências de mercado, o designer optou por incluir uma pedra no móvel, o Quartzito J’adore, originário da Bahia e de tom verde. Para o substrato, não foi escolhido o MDF, mas sim o compensado naval flexível de 12 mm. O revestimento é em lâmina de madeira no padrão cinamomo.
“Um detalhe está no puxador arredondado, as curvas dão uma brasilidade na peça com o relevo brasileiro, como as curvas do rio, levando o conceito do design brasileiro”, destaca o designer. A frente da gaveta tem 15 mm com usinagem para encaixar a peça retangular de mármore. Além de brasilidade, a Melia também foi criada de olho na sustentabilidade. Ela aparece no uso do compensado naval, oriundo de madeira de reflorestamento e que utiliza menos aditivos na sua composição, além de ter maior durabilidade.
Continue lendo a reportagem na Móbile Fornecedores 326