Novas tecnologias para processos de pintura nas marcenarias

Fornecedoras de equipamentos para pintura nas marcenarias destacam produtos que otimizam o processo de revestimento e acabamento do móvel

Publicado em 24 de maio de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Além das soluções para superar os empecilhos que ocorrem na pintura dos móveis (citados na reportagem da Móbile Fornecedores 307), as fornecedoras de equipamentos para pintura nas marcenarias destacam suas novas tecnologias. Elas ajudam na economia de tinta, redução de desperdício e maior produtividade.

O Grupo ArpiAspersul cita uma série de evoluções e inovações realizadas tanto por Arpi quanto Arply nos últimos anos. As cabines de pintura, linha mais tradicional da empresa, recebeu implementações nos últimos tempos. Um exemplo são as cabines de alta produtividade. “Com as cabines de pintura, a exemplo das pressurizadas Arpi, os ganhos são a melhoria da qualidade do ar tanto nos aspectos ambientais como de saúde do pintor, acabamentos com percebidos com mais qualidade e com redução do retrabalho no processo de pintura”, diz Renato Nunes.

ArpiAspersul

ArpiAspersul

Cabine de pintura de alta produtividade

Arpiaspersul

Arpiaspersul pintura nas marcenarias

Tecnologia Airmix da Sames Kremlin

Ele também destaca a tecnologia Airmix de pintura, proporcionada pelos equipamentos da marca parceira Sames Kremlin. “É um dos grandes ganhos que proporcionamos aos nossos clientes da marcenaria e indústria moveleira”, frisa.

Ela possibilita o melhor alastramento da tinta nas peças e, por consequência, um toque e aparência melhores no resultado. Com bombas e pistolas de pintura, ele diz que os ganhos são comprovados em altos percentuais de economia de tinta, redução de desperdícios e altos índices de produtividade com entregas de grande qualidade final.

Diretor da ArpiAspersul, Renato Nunes conta a evolução do grupo

Outra grande tecnologia é o crescimento da pintura com cura em UVLED, do qual a ArpiAspersul oferece desde equipamentos de linha manuais até atualizações em linhas de pintura com essa tecnologia, o Fast Curing System.

“Essas tecnologias contribuem para que as marcenarias entreguem alta qualidade aos clientes que cada vez mais buscam o melhor resultado. Seja em qualquer tipo de pintura e até mesmo em processos cotados como tendências, como o alto brilho, alumínio e vidro”, destaca o diretor comercial.

Processos de pintura nas marcenarias

A SuperAr Equipamentos lança, anualmente, diversos produtos para as marcenarias. A empresa busca sempre oferecer um crescimento na qualidade alinhado a evolução do processo. Além das cabines de lixamento, conforme apontado na reportagem da Móbile Fornecedores 306, há um foco em cabines de pintura. “Elas alinham sempre uma qualidade superior com um custo-benefício excelente”, enaltece Kauê Teixeira, gestor de marketing da SuperAr Equipamentos.

Para melhor atender as marcenarias, a empresa busca entender a necessidade e aplicar o equipamento ideal. Seja a cabine com cortina d’água: elas possuem elevada capacidade de retenção dos sólidos, gerando ao seu operador possibilidades de alta produtividade e conservação dos filtros.

Como também a cabine filtro seco: é ideal para quem busca um equipamento com alta tecnologia em exaustão, proporcionando um ambiente de pintura mais limpo e ao mesmo tempo adequando as normas trabalhistas e ambientais.

“Elas tem como principal função realizar essa contenção de resíduos provenientes da pintura, seja tinta, vernizes ou gases (conhecidos como overspray ou também Compostos Orgânicos Voláteis (COV)”, diz Kauê. A absorção se dá através de filtros localizados na área frontal ou superior.

SuperAr Equipamentos

SuperAr Equipamentos

Cabine de lixação

Algumas opções de cabines de pintura da SuperAr contam também com um sistema de filtragem e tratamento de gases, normalmente localizado após a etapa de absorção dos resíduos e comumente realizado por um sistema de filtragem com carvão ativado. Além disso, a cabine tem outras características positivas:

– Evita a emissão de substâncias químicas, gases e vapores para a fábrica e para o meio ambiente;
– É responsável por manter o ambiente de pintura isento de impurezas, ocasionando um maior conforto para o pintor e uma melhor qualidade de vida;
– Pode ser fabricada aberta (pressão negativa) ou fechada (pressão positiva). Na opção de pressão positiva ela cria um ambiente totalmente controlado, isento de impurezas que possam entrar da área externa da cabine na sala de pintura, gerando assim um ótimo acabamento na pintura e um excelente local de trabalho;
– Pode contar com espaços destinados a aplicações específicas como, por exemplo, uma sala de preparação de tintas ventilada ou uma área de secagem com aquecimento controlado e pressão positiva em relação aos outros ambientes;
– Aumenta a qualidade final do produto, gerando um acabamento diferenciado, otimização do processo e redução no tempo de operação.

Airspray e lixamento

WS Equipamentos

WS Equipamentos

Fox Pumped Airspray

O principal lançamento da WS Equipamentos que atende as marcenarias é o Fox Pumped Airspray. “O equipamento melhora a deposição de tinta nas peças e proporciona maior economia da mesma”, dizem os profissionais.

Para pintura, tanto sistemas airspray com bomba de duplo diafragma, quanto airless assistido conseguem atender as demandas dos móveis laqueados. “Esses equipamentos proporcionam maior deposição de camadas com menos etapas”, afirmam Michelson e Raphael. Os equipamentos melhoram a deposição de tinta garantindo maior velocidade na conclusão do processo e melhorando a qualidade no acabamento das peças.

Sistemas de lixamento com aspiração com características que proporcionem melhor qualidade de lixamento e menor quantidade de processos são as ferramentas que a WS Equipamentos oferecem para as marcenarias não terem dor de cabeça na pintura das chapas. Elas melhoram a qualidade na preparação de superfície (lixamento), diminuem passos do processo e, consequentemente, agregam maior produtividade.

WS Equipamentos

pintura nas marcenarias

Pistolas Finishing da WS Equipamentos


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646