Redução de custos na marcenaria
Consultor mostra como pode ser reduzido custos em diferentes áreas da produção do móvel sob medida
Publicado em 20 de dezembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Há diversas formas de reduzir custos durante os processos produtivos na marcenaria, mas tudo começa pela organização. Grandes indústrias possuem sistemas de etiquetagem automatizados, o que não é uma realidade na marcenaria. É comum gastar muito tempo procurando por peças ou até mesmo, entregar pedidos com partes faltando – por isso ter um bom sistema de controle pode gerar muita economia. A organização facilita muitos pontos importantes para a redução de custos.
Um deles é o aproveitamento da madeira ou painéis, afinal, isto representa o maior custo de produção de um móvel. “Aproveitar ao máximo é fundamental, buscar por uma padronização de cores e espessuras, reduzir o a sobra de material e usar ferramentas de corte adequadas também pode ajudar bastante nessa questão”, assinala o consultor moveleiro CEO da AP Solutions, Anderson Peruzzo. Ele também diz que se os produtos fabricados possuírem superfícies não retilíneas, um Router CNC pode ter certa vantagem em relação a uma esquadrejadeira ou seccionadora, mesmo com um investimento razoavelmente baixo.
Já a economia em fita de borda e adesivos está mais relacionada com a qualidade de acabamento da usinagem, pois um painel bem retificado necessita de menos adesivo para uma boa colagem, além disso também permite o uso de bordas mais finas sem perda na qualidade. “Sobre a pintura, é sempre interessante optar por tintas à base de água, que além de não poluir o meio ambiente elas também possuem secagem rápida, permitindo maior agilidade e reduzindo o espaço físico necessário para a secagem”, diz Peruzzo.
Continue lendo a reportagem na edição 333 da Móbile Fornecedores