Bento Gonçalves desbanca Florianópolis e leva prêmio internacional

Cidade da Serra Gaúcha é a primeira do Brasil a levar o prêmio MAKCi

Publicado em 5 de novembro de 2019 | 20:10 |Por: Everton Lima

A cidade de Bento Gonçalves (RS) é um dos lugares mais importantes do Brasil para o setor de móveis. No entanto, o município se destaca em outros quesitos, indo além do mercado moveleiro.

Ontem (04), a cidade recebeu o Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City). Trata-se da primeira cidade brasileira a ter essa conquista. Neste ano, a cidade gaúcha disputava a honraria com Florianópolis.

O prêmio tem como objetivo valorizar o trabalho das cidades em questões relacionadas à economia, sustentabilidade e inovação. Bento Gonçalves venceu na categoria “Cidade do Conhecimento Emergente”.

Além da cidade brasileira, outros municípios também ganharam em diferentes categorias. A cidade de Barcelona, na Espanha, recebeu o prêmio de “Metrópole do Conhecimento”.

Bento Gonçalves valoriza a cultura local

Um dos critérios avaliados pelos organizadores é a capacidade de os municípios avançarem tecnologicamente e socialmente, mas sem abandonarem suas culturas. Nesse caso, a cidade gaúcha está fazendo a lição de casa.

Ainda que as diversas atividades industriais desenvolvidas no município, entre elas a moveleira, não sejam mais feitas como antigamente, uma vez que a tecnologia mudou os processos, a cidade ainda preserva viva a chama do passado.

– Polo moveleiro de Arapongas: linha aérea deverá ampliar negócios

Parte dessa história pôde ser vista na série de documentários “Marcenarias do Brasil”, que conta um pouco da trajetória de empresas dos principais polos produtores de móveis nacionaos.

Cidade gaúcha participa de conferência global

O Prêmio Most Admired Knowledge City faz parte das atrações do Knowledge Cities World Summit (KCWS), um encontro independente que tem como meta aproximar governos, pesquisadores e a iniciativa privada para que juntos encontrem soluções para os problemas de suas cidades.

Neste ano, o KCWS acontece em Florianópolis e vai até o dia 07 de novembro. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FecomercioSC) é a grande incentivadora desta edição. O encontro ocorre anualmente.

(foto: divulgação)

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas