Competição premia ideia de design inovadora e sustentável

Make It Circular Challenge é iniciativa do What Design Can Do em parceria com a IKEA Foundation e busca incentivar soluções para mudanças climáticas baseadas no design circular

Publicado em 14 de dezembro de 2022 | 10:40 |Por: Thiago Rodrigo

O futuro circular não é apenas imaginável, é projetável. Para fazer a transição do linear para o circular, o What Design Can Do (WDCD), em parceria com a IKEA Foundation, lança, no próximo dia 22, em São Paulo, o Make It Circular Challenge, concurso internacional que busca ideias inovadoras de design circular – produtos, serviços ou sistemas – que podem ser soluções para problemas do clima, em particular, e de sustentabilidade, em geral.

O envio de projetos é online e gratuito e pode ser feito até 11 de janeiro de 2023.

Podem participar inovadores como designers, arquitetos, empreendedores da indústria criativa, entre outros. Os participantes são convidados a apresentar projetos que se encaixem nos temas: o que comemos, o que vestimos, o que compramos, como embalamos e como construímos.

No início de 2023, um júri de especialistas em design, impacto social e ação climática selecionará pelo menos 13 projetos. As ideias vencedoras serão transformadas em realidade com 10 mil euros em financiamento e um programa de desenvolvimento global co-criado com o Impact Hub Amsterdã, que inclui treinamento online, sessões de mentoria e um bootcamp presencial na Europa. Esse programa apoiará as equipes vencedoras a fortalecer ainda mais seus projetos e impulsioná-los até 2023 e além.

Fazer a economia circular

A maioria das economias hoje é baseada em um modelo linear, em que o valor é criado pela produção e a venda da maior quantidade possível de produtos. O problema é que esse modelo supõe que é possível crescer infinitamente, em um planeta que tem recursos finitos. Hoje é perceptível quanto essa hipótese estava errada, à medida que enfrentamos uma crise climática cada vez mais acelerada.

Designers, arquitetos e fazedores têm a oportunidade, portanto, de moldar um futuro radicalmente diferente: restaurador e regenerativo por meio do design. Uma sociedade circular leva a economia circular a um passo adiante e considera as dimensões sociais e éticas de como as pessoas vivem suas vidas, do nascer ao pôr do sol.

“A capacidade de imaginar é o domínio ideal da comunidade criativa: ver o que ainda não existe, aceitar um desafio, seguir em frente com otimismo”, diz Richard van der Laken, cofundador e diretor criativo do WDCD.

Projeto Greenplac na prática pelas estradas brasileiras

Uma multiplicidade de atores precisa trabalhar na mesma direção para que consigamos reverter as mudanças climáticas, tanto que vários futuristas prevêem que a próxima “grande coisa” serão na verdade várias pequenas coisas.

“Entendendo isso, o What Design Can Do assume o papel de conector criativo, estimulando o encontro e a troca entre designers, arquitetos, empreendedores, ativistas e pessoas criativas em geral”, explica Bebel Abreu, diretora do WDCD Brasil. Segundo ela, a proposta é fomentar a cena por meio de realizações como os Challenges, conferências para a comunidade criativa, exposições e, neste fim de semana, enquanto curadores da programação sobre economia e design circular do Festival Internacional de Inovação Social”.

O lançamento da premiação no Brasil Make It Circular Challenge acontece no próximo sábado, dia 22 de outubro de 2022, durante o Festival Internacional de Inovação Social, o FIIS, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 11 de janeiro de 2023 aqui.

Chamada para a criatividade

“Para onde vão as madeiras das podas das árvores do campus da USP? O que é feito com elas?” Foi a partir dessas perguntas que nasceu o laboratório vivo de design Dapoda, que projeta soluções para estender o uso da madeira de poda de árvores urbanas.

Criada por designers e arquitetos estudantes da FAU USP, o grupo atua na produção de objetos, experimentação coletiva e capacitação relacionada ao tema. A iniciativa foi a proposta brasileira vencedora do No Waste Challenge, que premiou 16 projetos vindos de cinco continentes.

Em 2021, Caio Dutra, um dos idealizadores do projeto, viu sua ideia ganhar vida quando venceu a competição. “O incrível Programa de Desenvolvimento ampliou nossos horizontes sobre empreendedorismo, pensamento criativo e modelos de negócios com impacto social, ambiental e econômico. O financiamento nos permitiu iniciar a implementação dos nossos projetos (produtos e serviços) utilizando madeira proveniente da poda de árvores urbanas”, afirma, lembrando que viajou a Amsterdã para participar do Bootcamp presencial.

“Pudemos fazer contato com outras iniciativas e pessoas maravilhosas que nos inspiraram e nos permitiram estabelecer parcerias em um nicho altamente desafiador, mas promissor”, conta.

Make It Circular Challenge

O Make It Circular Challenge segue o altamente bem-sucedido 2021 No Waste Challenge, que em 2020 recebeu 409 projetos enviados de 126 países diferentes, dos quais 85 foram selecionados e 16, de 9 países diferentes, foram vencedores.

O Make It Circular Challenge está ativo em seis cidades ao redor do mundo: Nairobi (com parceria do Kenya Climate Innovation Center), Tóquio (com parceria da Shibaura House), São Paulo e Rio de Janeiro (com parceria da Mandacaru), Delhi (com parceria da Quicksand), Cidade do México e Amsterdã.

🔗 Acompanhe as notícias sobre a indústria moveleira! Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas