Global Recycling Day: Syx auxilia redução do impacto ambiental

Empresa paranaense Syx colabora com redução do impacto ambiental por meio de plataforma que conecta indústrias que vendem e compram

Publicado em 18 de março de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Dia 18 de março é celebrado o Global Recycling Day. A reciclagem está entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Até 2030, a intenção é reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso. Nas indústrias, ela tem um papel fundamental e entre os materiais que podem passar pelo processo estão: aço comum, óleo mineral usado, tijolos refratários e metais não ferrosos.

Além de evitar o esgotamento dos recursos naturais da Terra, a reciclagem é uma grande oportunidade de negócio. Com sede em Campo Largo (PR), a startup SYX, por exemplo, é especializada em conectar indústrias que precisam vender suas sucatas e rejeitos recicláveis a compradores de todo o Brasil.

Em 2022, a SYX intermediou a venda de 4.800 toneladas de aço comum, 168.300 litros de óleo mineral usado, 328 toneladas de tijolos refratários e 8.300 toneladas de metais não ferrosos, como manganês, cobre, cromo e alumínio. Toda esta quantidade de materiais corria o risco de eventualmente não ter a destinação correta, mostrando a importância de empresas comprometidas com o meio-ambiente na cadeia de destinação.Syx

Segundo Márcio Danielewicz, CEO da SYX, “o processo de vendas realizado pela SYX é totalmente alinhado com as normas ambientais vigentes no país e a compra dos rejeitos só é concretizada se o interessado apresentar toda a documentação correta”, explica.

A reciclagem é parte fundamental da economia circular e ajuda a proteger os recursos naturais. Segundo a Global Recycling Foundation, todos os anos, o “Sétimo Recurso” (recicláveis) é responsável por economizar mais de 700 milhões de toneladas em emissões de CO2 e estima-se que isso aumente para 1 bilhão de toneladas até 2030.

“A reciclagem de ferro, por exemplo, tem um impacto positivo significativo no meio ambiente, ajudando a reduzir a extração de minérios, as emissões de gases de efeito estufa, o consumo de energia, a geração de resíduos e a poluição do ar e da água”, explica Regina Augusto Flandoli, COO da SYX. Tudo isso ocorre porque a produção de aço a partir de minério de ferro é um processo que consome uma grande quantidade de energia e emite uma quantidade significativa de gases de efeito estufa, principalmente dióxido de carbono (CO2).

Por outro lado, a reciclagem de aço consome menos energia e produz menos emissões de CO2 em comparação à produção de aço a partir de minério de ferro. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a reciclagem de aço pode reduzir as emissões de CO2 em cerca de 58%. Isso sem contar a diminuição dos resíduos em aterros sanitários.

Mercado moveleiro de São Paulo

Quanto ao óleo mineral usado, a reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de resíduos perigosos e a poluição do solo, água e ar. Outro ponto importante é que o descarte inadequado do óleo pode resultar em incêndios e explosões, causando danos ambientais e riscos de segurança. “O processo de reciclagem de óleo mineral geralmente envolve a purificação do óleo usado para remover impurezas e contaminantes, o que torna possível reutilizar o óleo em vários processos industriais”, explica Regina.

A produção de metais a partir de minérios requer a extração, transporte e processamento de minerais, que consomem muita energia e emitem grandes quantidades de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio. O processo também gera grandes quantidades de resíduos e pode contaminar o meio ambiente com substâncias químicas perigosas. Com a reciclagem ocorre a fusão de sucata de metais.

“Esse processo requer muito menos energia do que a produção de metais a partir de minérios e emite muito menos gases de efeito estufa. Além disso, a reciclagem de metais não ferrosos reduz a necessidade de extrair novos minerais. No entanto, é importante lembrar que ela pode emitir alguns gases poluentes se o processo não for realizado de forma adequada. Portanto, é importante que ele seja controlado e monitorado para minimizar os impactos ambientais e maximizar os benefícios da reciclagem de metais ferrosos”, complementa Regina.

Outro impacto positivo é atingido com a reciclagem correta de tijolos refratários, evitando-se extrair recursos como argila e outros minerais. Mas a reciclagem precisa ser feita de maneira eficiente e sustentável, já que alguns tijolos refratários podem conter materiais tóxicos como amianto, material prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente se não forem manuseados adequadamente durante o processo de reciclagem.

Para conferir algumas das oportunidades em sucatas, acesse o site www.syxglobal.com.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas