No Dia da Consciência Negra, Etna anuncia que deixará de usar o termo “criado-mudo”
Em parceria com a TRACYLOCKE, a marca propõe uma nova nomenclatura para o móvel
Publicado em 20 de novembro de 2019 | 14:58 |Por: Everton Lima
Hoje (20) é o Dia da Consciência Negra, data que convida a população para refletir sobre os impactos que a escravidão causou em nossa sociedade. Entre as consequências da escravidão, destacam-se algumas palavras que fazem parte do vocabulário de todo brasileiro.
A Etna, empresa que desde 2004 atua no varejo de móveis, decidiu divulgar uma peça publicitária para chamar a atenção para a história do nome de um móvel que está presente na maioria dos lares brasileiros: o criado-mudo.
– Polo moveleiro de Arapongas: linha aérea deverá ampliar negócios
– Novembro Azul: médico oncologista responde às dúvidas mais comuns sobre a doença
Em um vídeo com pouco mais de dois minutos de duração, a empresa convida pessoas negras a lerem a história do termo. Um dos fatos revelados é que durante o período em que a escravidão era legalizada em nosso país, muitos escravos ficavam imóveis ao lado da cama de seus senhores cumprindo o papel que hoje é do móvel. Assista ao vídeo abaixo.
Além do vídeo, a Etna decidiu deixar de usar o termo e passar a chamá-lo de “mesa de cabeceira”. Em um comunicado enviado à imprensa, a marca informa que “A mudança na ETNA já está acontecendo de forma gradual, até que todas as lojas físicas e site da marca se adequem a comunicação. Paralelo a isso, a ETNA convida outras empresas do segmento para colocarem em desuso o termo. Os fornecedores da varejista também serão convidados a excluírem a nomenclatura racista das embalagens, manuais e notas fiscais”.
Rodolfo Barreto, CCO da agência TRACYLOCKE , afirma que “pequenos gestos ajudam a transformar o mundo. Queremos mostrar com essa iniciativa que podemos, mesmo com fatos históricos, inspirar um pensamento e uma atitude diferente”.
A Etna ainda convida seus consumidores a participarem da campanha usando a hashtag #CriadoMudoNuncaMais. O vídeo foi lançado há poucas horas, mas já recebeu elogios dos internautas, como é possível a seguir.
Que campanha da @etnaoficial! Não esperava isso de uma marca dessas, mas é bom ver quando a publicidade percebe q pode trabalhar pra melhorar um pouquinho a sociedade… #CriadoMudoNuncaMais https://t.co/7zlglAdMUe
— Assessor 2 (@oleomorato) November 20, 2019
(com informações de assessoria)