Tendência do mercado de móveis faz buscar novas estratégias
Investimento em estudo de mercado e atendimento humanizado são estratégias essenciais para se destacar no mercado de móveis e cativar clientes
Publicado em 31 de outubro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
O mercado de móveis está sempre em movimento, com novas tendências surgindo e moldando o setor. Exemplos marcantes incluem cadeiras gamers, que proporcionam o conforto essencial para quem passa horas em frente ao computador, e mesas e cadeiras no estilo Eiffel, que se destacam por seu design único e moderno, acrescentando um toque contemporâneo a qualquer ambiente.
Fulvio Penha, coordenador comercial da AJ Import, uma das maiores importadoras de cadeiras office do país, explica que essas tendências são impulsionadas por mudanças no estilo de vida. “O perfil do consumidor está mudando com os avanços tecnológicos e a valorização do conforto, e com espaços residenciais menores, há uma demanda crescente por móveis que além de confortáveis sejam multifuncionais. Essas mudanças representam um desafio para as empresas, que precisam estar atentas às demandas e tendências para não ficarem para trás”, afirma Penha.
– Yes Varejo Summit debate mercado de sono
“Aqui na AJ Import, investimos em marcas de alto padrão, como a SitFlex, conhecida por suas cadeiras office de alta qualidade. Acabamentos reforçados são muito procurados pela segurança que oferecem. O acabamento em PU ainda é o mais querido, apesar das telas Mesh terem seu público fiel, especialmente em climas tropicais”, comenta o coordenador.
O apelo nostálgico do estilo retrô e vintage continua forte em 2024. Móveis inspirados nas décadas de 1950, 1960 e 1970 estão em alta, com designs que evocam o charme do passado, mas com funcionalidades modernas. Esse estilo é popular tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, como cafés e lojas, trazendo um toque de nostalgia combinado com praticidade contemporânea.
Um exemplo são as mesas de estilo Tulipa, que se tornaram populares em 1956, criadas pelo designer finlandês Eero Saarinen. “Hoje, essas mesas voltam a ganhar destaque entre aqueles que desejam adicionar um toque estiloso e jovial ao seu décor”, diz Penha. Outro item que continua sendo uma escolha infalível, ano após ano, são as cadeiras para escritório modelo presidente. Ambos estão presentes no catálogo da AJ Import.
Novas estratégias no mercado de móveis
Mas além dos desafios relacionados às mudanças de comportamento e gosto dos consumidores, uma das principais barreiras enfrentadas por varejistas e importadores é o alto custo de importação, que leva ao aumento dos preços.
“Nossa estratégia é sempre oferecer itens de alta qualidade e um pós-venda impecável. Realizamos a separação dos pedidos em até três dias, um grande diferencial, já que concorrentes que atendem a classe A levam até 20 dias. Também investimos continuamente em estratégias baseadas em estudos de tendências de mercado, acompanhando as maiores feiras de móveis do mundo e adaptando-nos às necessidades particulares do mercado brasileiro, tanto econômicas quanto em aceitação de design. Isso nos permite ter uma maior adaptabilidade para enfrentar desafios, como mudanças no consumo ou aumentos de preços no mercado”, explica Penha.
Com essas estratégias e uma curadoria interna rigorosa de móveis de alta qualidade que atendem a diversas classes, a empresa consegue alcançar um crescimento impressionante de 25% por trimestre. Atualmente, vende, em média, para aproximadamente 500 empresas por mês, demonstrando a eficácia do modelo de negócios da companhia.
“Nosso foco em um atendimento humanizado nos permite construir relações sólidas e duradouras com nossos clientes, fortalecendo nossa posição no mercado. É essa combinação de inovação, qualidade e atendimento personalizado que impulsiona nosso crescimento e nos diferencia da concorrência”, avalia o coordenador.