Dia das Crianças confirma tendência de crescimento nas vendas de 2019

Com exceção do Dia dos Namorados, as vendas nas principais datas comemorativas deste ano apresentaram alta

Publicado em 28 de outubro de 2019 | 08:43 |Por: Everton Lima

O Dia das Crianças deste ano trouxe bons resultados para os lojistas brasileiros. De acordo com um levantamento divulgado pelo Serasa Experian, na data, as vendas cresceram 1,7% em relação ao feriado do ano passado. Fizeram parte da análise as vendas ocorridas entre os dias 5 e 11 de outubro.

Contudo, na semana anterior (4 a 6 de outubro) houve uma queda de 3,2% nas vendas, comparando com os mesmos dias de 2018. Para os economistas do Serasa, os bons resultados de 2019 já eram esperados, uma vez que os profissionais identificaram uma tendência de crescimento para este ano.

Dia das crianças segue tendência de crescimento

Os resultados de outubro superam percentualmente outras datas comemorativas. No entanto, a maioria das datas sazonais apresentou crescimento em relação ao ano passado — ainda que de forma tímida.

– Mesmo com baixo crescimento da economia, empresários estão otimistas

– Black Friday 2019: omnichannel é palavra de ordem no varejo

As vendas relacionadas ao Dia dos Pais, por exemplo, cresceram 0,8% em relação a 2018. Na capital paulista, o aumento das vendas foi maior: 1%. As compras realizadas nos dias que antecederam a data apresentaram uma queda de 4%. Apesar disso, o mês de agosto deste ano conseguiu superar o do ano passado.

Já o Dia das Mães, considerado uma das principais datas para o varejo, apresentou crescimento expressivo em todos os cenários analisados. Entre os dias 7 e 13 de maio as vendas cresceram 5,7%. No sábado e domingo dos Dias das Mães, as lojas venderam 5% a mais do que no ano passado.

Apesar disso, existe uma data comemorativa que decepcionou os lojistas: o Dia dos Namorados. Neste ano, as vendas recuaram 2,9%. Na cidade de São Paulo, os lojistas lidaram com uma redução de 6,3%.

Contudo, os economistas do Serasa explicam que o resultado deste Dia das Crianças foi positivo devido à queda nos juros e da inflação. Ainda assim, os números ainda estão distantes dos vislumbrados em 2010, quando o comércio comemorou um aumento de 12% nas vendas do período.

Créditos: Divulgação/ Serasa Experian

Gráfico sobre a evolução das vendas no Dia das Crianças

Gráfico sobre a evolução das vendas no Dia das Crianças


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646