Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves já mostram impacto da pandemia

Primeiro trimestre do ano termina com queda de 7,1% nas negociações do polo com o mercado externo

Publicado em 14 de abril de 2020 | 11:04 |Por: Everton Lima

Os resultados de exportação do primeiro trimestre de 2020 já mostram o impacto da crise do coronavírus. No polo moveleiro de Bento Gonçalves, a queda nas exportações foi de 7,1% frente ao mesmo trimestre de 2019. No Rio Grande do Sul, também foi verificada queda de 7,2% no mercado externo. Apenas no Brasil como um todo, os resultados ainda são positivos, especialmente em função do bom desempenho em janeiro e fevereiro.

Em se tratando do polo moveleiro de Bento Gonçalves, que inclui cerca de 300 indústrias dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, a pior queda ocorreu nas exportações para os Estados Unidos. A redução foi de 37,5% nas negociações do polo moveleiro com esse mercado, quando comparado o primeiro trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2020.

– Prefeitura de Ubá/MG anuncia novo decreto que flexibiliza o funcionamento da indústria moveleira local

– Setor moveleiro: plataformas de cursos liberam acesso gratuito às certificações

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, já previa que os choques de oferta e demanda causados pelo coronavírus na economia mundial impactariam fortemente as exportações de móveis e de toda indústria brasileira. “Ainda é cedo para avaliar o tamanho da crise e sua extensão, mas o impacto no mercado interno deve piorar ainda mais a situação. Esperamos uma queda em torno de 50% no faturamento do polo moveleiro quanto tivermos os números referentes a março e abril”, lamenta Benini.

(Foto: Jeferson Sodi. Com informações de assessoria)

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas