Indústria moveleira gaúcha: vendas crescem 33,6% em julho
Trata-de mais um crescimento das vendas registrado no estado
Publicado em 30 de setembro de 2019 | 08:20 |Por: Everton Lima
A indústria moveleira gaúcha tem acumulado boas notícias. Depois do polo moveleiro de Bento Gonçalves anunciar que houve um crescimento nas exportações de móveis da região, o mercado gaúcho informa que as vendas de móveis do estado cresceram 33,6% em julho, em comparação com o mês de junho de 2019.
Assim, foram vendidas mais de 7,5 milhões de peças. Trata-se do melhor desempenho do ano do setor até agora. Os dados foram coletados pelo IEMI – Inteligência de Mercado a pedido da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).
Indústria moveleira gaúcha cresce
Quando o resultado de julho deste ano é comparado com o do mesmo mês do ano passado, percebe-se um crescimento de 3,4%. Esse resultado é maior que o aumento registrado pela indústria moveleira nacional.
Ao mesmo tempo, quando se verifica o resultado acumulado dos últimos doze meses, percebe-se outra porcentagem positiva: 4,9%. Nesse mesmo período, a indústria nacional apresentou retração.
– Vender móveis online: marketplace pode ajudar
Em agosto, houve uma queda de 0,6% nas exportações dos móveis produzidos exclusivamente no Rio Grande do Sul. Um total de US$ 15,8 milhões. A produção do Sul do Brasil foi responsável por 84,6% dos valores exportados.
Além disso, outro estado também se destacou nas exportações de móveis desse período. São Paulo respondeu por 11,5% das vendas para o mercado externo.
Entre os compradores de móveis gaúchos, EUA (19,7%), Chile (11,2%) e Uruguai (11,1%) foram os principais mercados importadores. Todavia, é necessário registrar o crescimento das vendas para o mercado argentino. Houve um aumento de 140,3% nas exportações para esse país — agosto com relação a julho.
Aliás, no começo deste ano a Movergs já havia divulgado indicadores animadores sobre a indústria moveleira gaúcha. A produção de 2018 foi 4,5% superior à de 2017.
Se você quer continuar atento sobre as novidades dos indicadores do mercado moveleiro, inscreva-se na newsletter do portal eMóbile.
(com informações de assessoria)