Vendas de móveis crescem 1,9% em outubro
Movergs divulgou dados do setor. Informações são referentes aos meses de setembro e outubro do ano passado
Publicado em 9 de janeiro de 2020 | 14:51 |Por: Everton Lima
A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) divulgou nesta semana os resultados do mercado moveleiro referentes aos meses de setembro e outubro de 2019. As informações foram coletadas pelo IEMI, com dados do IBGE, CNI e do Ministério da Economia.
No mês de outubro houve um aumento de 1,9% nas vendas de móveis e de receita nominal, em relação a setembro. No acumulado do ano, foi detectado um crescimento de 4,6% em volume de vendas e de 8% em valores nominais.
Já a produção industrial aumentou 7,8% em relação a setembro. Não houve alteração para o resultado acumulado do ano. A receita da indústria subiu 8% no mês de outubro. O resultado acumulado para a receita da indústria em 2019, até outubro, foi de 6,1%. Em relação à geração de emprego, houve uma queda de -0,5% nas contratações em outubro. O acumulado do ano também ficou negativo: -2,6%.
A produtividade da indústria subiu 3,5% no mês de outubro, contribuindo para um acumulado anual positivo nesse indicador: 7,3% até outubro.
– Passos (MG) ganha novo distrito para a indústria moveleira
– Em outubro, produção de móveis no RS aumentou 7,7%
Resultados de setembro
No mês de setembro, as vendas do varejo de móveis cresceram 0,1% no volume de peças. Em relação às receitas do período, elas apresentaram queda de -0,1%, em relação a agosto. A produção de móveis avançou 2,7% nesse período. A receita da indústria havia crescido 2,2% na comparação com agosto. Em setembro a criação de novos postos de trabalho cresceu 0,8%.
As exportações de móveis e colchões caíram 4,4% na comparação entre setembro de 2019 e o mesmo mês do ano anterior. Nesse período do ano passado, as vendas desses produtos para outros países somaram US$ 50,9 milhões.
Foto: Bruno Sonda (Divulgação Berlanda)