Vendas de móveis crescem 3,4% em dezembro, de acordo com o IBGE

Setor moveleiro foi o segundo que mais cresceu no período analisado

Publicado em 12 de fevereiro de 2020 | 10:37 |Por: Everton Lima

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (12) pelo IBGE, o varejo brasileiro apresentou uma retração de -0,1% em dezembro de 2019, comparando os resultados desse mês com o mês de novembro do mesmo ano.

O resultado negativo contrariou as expectativas dos economistas, uma vez que era esperado mais um mês de resultado positivo para o setor — o oitavo seguido. Entre os meses de maio e novembro de 2019, o varejo brasileiro apresentou crescimento constante, sendo que no mês de novembro a alta havia sido de 0,7%.

Apesar da queda em dezembro, o ano de 2019 fechou com um crescimento de 1,8%, sendo o terceiro ano seguido de elevação nas vendas. Ainda assim, esse percentual foi menor do que o registrado nos dois anos anteriores. Em 2017, o aumento foi de 2,1% e em 2018 foi de 2,7%.

“A presença de recurso livre adicional devido à liberação dos saques nas contas do FGTS a partir do mês de setembro e a melhoria na concessão de crédito à pessoa física são alguns fatores que podem ter influenciado esse resultado no segundo semestre. O comércio ainda não se recuperou totalmente da crise de 2015 e 2016, mas está em seu momento mais elevado desde outubro de 2014”, explica a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

– Faturamento do polo moveleiro de Bento Gonçalves cresce 5% em 2019

– Ratinho Junior fala sobre a importância do setor moveleiro

Setor moveleiro registra alta

O setor de móveis e eletrodomésticos foi um dos segmentos que cresceu em dezembro: 3,4%. O setor de livros, jornais e papelarias foi o que apresentou o maior percentual de aumento de vendas nesse mês: 11,6%. Todos os outros 10 mercados verificados pela pesquisa tiveram redução nas vendas.

“A Black Friday em 2019 caiu na última sexta-feira do mês de novembro, o que levou o comércio a expandir as promoções para o fim de semana e, assim, muitas das vendas desse evento ocorreram já em dezembro, no domingo do dia 1o. Isso pode ter influenciado nos resultados positivos para o setor de móveis e eletrodomésticos”, comenta Isabella.

Resultados positivos no segundo semestre

gráfico pesquisa mensal IBGE

Como mostra o gráfico a cima, a partir de julho de 2019, as vendas de móveis começam a apresentar resultados positivos para o acumulado dos doze meses anteriores.

(Com informações da Agência IBGE | Foto:Valter Campanato/ Agência Brasil)


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646