Home Show: Ratinho Junior fala sobre a importância do setor moveleiro

Ao eMóbile, governador falou sobre tributação e infraestrutura

Publicado em 27 de janeiro de 2020 | 07:00 |Por: Everton Lima

Na última sexta-feira (24), o governador do estado do Paraná, Ratinho Junior (PSD), conversou com a equipe de jornalismo do eMóbile. Ratinho fez uma visita à Home Show, feira de móveis e eletrodomésticos que aconteceu no Expotrade de Pinhais, na grande Curitiba.

O governador citou o polo moveleiro de Arapongas, segundo maior do país, como um exemplo da força dessa indústria para o estado.

“O setor moveleiro do estado é um dos maiores do Brasil, competindo com o do Rio Grande do Sul. Essa indústria gera muito emprego e nós temos a região da cidade de Arapongas, além de outras cidades, que têm essa vocação. A ideia de participar da Home Show é justamente para prestigiar esse tipo de evento que acaba atraindo compradores de todo país e, automaticamente, fortalece a nossa indústria, abrindo a possibilidade de aumentar a geração de empregos, já que a economia brasileira vem crescendo bastante”, afirmou.

Além disso, Ratinho Junior se mostrou otimista com o combate ao desemprego. “A perspectiva para o ano é muito boa. No Paraná, só em 2019, nós criamos mais de 90 mil vagas com carteira assinada e o setor moveleiro contribui muito para a geração desses postos de trabalho”.

– Palestras tiveram destaque no último dia da Home Show

– Palestras e rodada de negócios marcam o segundo dia da Home Show

O governador do estado também aproveitou a oportunidade para opinar sobre a importância de feiras como a Home Show. “Acaba sendo uma feira de lançamentos na área de casa e decoração, revelando o que os fabricantes estão produzindo e quais as tendências para o ano. Além disso, também demonstra como está a nossa economia, pois se janeiro vende bem, as empresas tendem a ficar mais confiantes para o restante do ano”.

Ratinho Junior fala de investimentos em infraestrutura

Ao eMóbile, Ratinho reafirmou seu desejo de aperfeiçoar a infraestrutura do estado, aproveitando o encerramento dos contratos de concessões rodoviárias que terminam em 2021 — além de investir em ferrovias.

“O Governo está fazendo um grande plano diretor para a infraestrutura do estado. Nós estamos com um trabalho muito grande em relação às concessões que vencerão em 2021. Teremos novas licitações em parceria com o Ministério da Infraestrutura e a Secretaria de Infraestrutura, tanto na parte rodoviária quanto na ferroviária. Aliás, no ano passado, nós batemos o recorde de uso de transporte ferroviário no porto de Paranaguá e estamos focando no transporte ferroviário também na região oeste do estado.”, revelou.

No ano passado, na 12.ª edição da Movelpar, ele já havia dito que as futuras tarifas das praças de pedágio devem custar 50% menos do que os valores atuais.

Ademais, Ratinho também garantiu que a burocracia estadual deve ser revista, com o objetivo de facilitar os negócios. “A ideia é tirar cada dia mais as amarras que o poder público acaba colocando na vida de quem produz, de quem empreende. Nós já criamos o Descomplica, um projeto que traz mais dinamismo à abertura das empresas e tiramos a substituição tributária de mais de 60 mil itens. Neste ano, queremos ampliar essa iniciativa para outros produtos. O Paraná é um estado do país que tem muita força na produção moveleira e esse setor gera muitos empregos, por isso, se a gente puder facilitar a vida da indústria, vamos conseguir ampliar a geração de novas vagas de trabalho”, explica.

Bem-humorado, o governador disse que também estava curioso para saber quais eram as novidades em móveis e eletrodomésticos. “Estou curioso para ver as tendências, ver o que a indústria e o varejo estão preparando de novidades para o consumidor”, afirmou.

Foto: Rodrigo Félix Leal


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646