Vendas de móveis e eletrodomésticos crescem 0,9% em outubro
Dados divulgados hoje (11) pelo IBGE mostram que o varejo brasileiro cresceu pelo sexto mês seguido
Publicado em 11 de dezembro de 2019 | 09:10 |Por: Everton Lima
Em outubro, o varejo brasileiro cresceu pelo sexto mês seguido, de acordo com dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta foi de 0,1% com relação a setembro.
O resultado, apesar de positivo, mostrou uma desaceleração do crescimento, uma vez que os meses anteriores apresentaram aumentos maiores. Em setembro, esse crescimento foi de 0,8%.
Nos últimos doze meses, a última vez em que as vendas do varejo cresceram acima de um por cento foi em novembro de 2018, mês em que ocorre a Black Friday. Portanto, existe uma expectativa positiva com a divulgação dos próximos resultados do setor, pois a Black Friday deste ano teve um ótimo resultado.
– Vendas do varejo crescem em setembro, segundo a Cielo
– Vender móveis online: marketplace pode ajudar
Varejo brasileiro: vendas de móveis crescem
No mês de outubro, as vendas de móveis e eletrodomésticos cresceram 0,9%. Esse setor teve seus números oscilando muito nos últimos três meses. Em agosto, as vendas caíram -2,6%. Já em setembro, aumentaram 6,2%. Esses números sempre são resultados da comparação com o mês anterior.
Entre janeiro e outubro de 2019, o resultado acumulado do setor de varejo de móveis e eletrodomésticos é positivo: 1,5%. Entre outubro de 2018 e o deste ano, o resultado é de 0,8%.
No entanto, quando comparamos outubro deste ano com o do ano passado, percebemos um crescimento expressivo dos resultados de vendas de móveis e eletrodomésticos com um aumento de 8%
Resultados por estado
O estado que teve o maior crescimento do varejo em outubro foi o Amapá (2,4%), seguido pela Paraíba (1,9%). Minas Gerais apresentou a maior retração, com uma queda de -5,2%. Em segundo lugar, veio o estado de Rondônia com -1,7.
O varejo do estado do Amapá também tem o melhor resultado para os últimos doze meses (11,6%) e o melhor resultado acumulado do ano com 14% de aumento.
Em São Paulo, o varejo tem resultado acumulado do ano de 2,3%, com 2,5% de aumento nos últimos doze meses. Nos estados do Sul, Santa Catarina viu suas vendas acumularem o resultado positivo de 8,5%. Paraná tem acumulado negativo (-0,8%) e Rio Grande do Sul tem acumulado de 1,3%.
Imagens: Divulgação Casas Bahia