86% das pessoas acreditam que a tecnologia contribui no processo de compra

Pesquisa da Opinion Box mostra que quase 9 em cada 10 entrevistados são entusiastas do uso de tecnologia no processo de compra.

Publicado em 13 de fevereiro de 2023 | 15:47 |Por: Everton Lima

Não é segredo para ninguém que o consumidor faz cada vez mais uso da tecnologia  na hora das compras. Mas, será possível mensurar o quanto as ferramentas tecnológicas são importantes para os brasileiros?

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Opinion Box traz alguns insights sobre o tema.

Na pesquisa realizada pela consultoria Opinion Box e a empresa de tecnologia e marketing Dito, 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia contribui no processo de compra e 56% já utilizam QR Code para efetuar o pagamento de suas aquisições.

As ferramentas favoritas para pagamento costumam ser as carteiras digitais, com 53% de aprovação, e os chatbots, com 30%.

Tecnologia no omnichannel

A pesquisa também avalia as tecnologias prediletas das pessoas quando existe integração entre o varejo físico e online.

Em 87% das situações, as pesquisas de preço realizadas em loja física resultam em compra no formato online. Em outro caso, 80% dos entrevistados afirmaram que, primeiro, pesquisam virtualmente um produto para depois comprar na loja física.

Mais uma estratégia citada por 78% dos consumidores foi o ato de comprar online e retirar no ponto físico posteriormente.

Para Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Complexo Multiuso de São José dos Campos os dados apontados nas pesquisas sobre o setor de varejo revelam a importância do estudo de tendências.

“Os varejistas que desejam aumentar suas vendas e fazer o próprio negócio crescer, devem ficar atentos aos desejos e preferências dos consumidores, principalmente no quesito tecnologia. Pesquisas desenvolvidas por empresas especializadas são de grande ajuda para esses varejistas”, opina.

Dados da pesquisa ainda revelam que 72% dos entrevistados esperam que as lojas onde adquirem seus produtos os reconheçam como indivíduos únicos e passem a identificar seus interesses de consumo.

De encontro a esse fator, 73% afirmaram já optar por consumir em marcas que já proporcionaram esta experiência personalizada.

O uso de Inteligência Artificial já aparece como uma tendência entre os lojistas, segundo a diretora de marketing.

“À medida em que as próximas gerações ganham poder de compra, a aplicação de IA se enraíza e se fortalece mostrando a sua necessidade nas operações de vendas. Os varejistas não perdem tempo e passam a fornecer com mais frequência, por exemplo, mensagens de marketing digital personalizadas e opção de pagamento via celular. Por isso, 2023 chega forte trazendo mais inovações tecnológicas para o setor abraçadas tanto por clientes quanto por lojistas”, finaliza.

 

 

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