Abandono de carrinho: estratégia para minimizar

Segurança, confiabilidade e frete são fatores que estimulam – ou não – os consumidores na hora de fechar o pedido

Publicado em 20 de outubro de 2023 | 07:42 |Por: Júlia Magalhães

O comércio eletrônico tem se tornado cada vez mais popular, e o setor moveleiro não é exceção. Comprar móveis on-line oferece conveniência e variedade aos consumidores, mas também pode apresentar desafios para os varejistas. Um dos principais, é a alta taxa de abandono de carrinho. Isso ocorre quando os clientes adicionam produtos ao carrinho de compras, mas não concluem a compra.

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 78% dos compradores têm o hábito de abandonar o carrinho em compras on-line. Esse comportamento está relacionado a fatores como segurança, confiabilidade e frete. Além disso, 92% já deixaram de comprar on-line por achar que a loja se tratava de fraude.

Felizmente, existem estratégias eficazes que podem minimizar essa taxa e aumentar a conversão de vendas. De acordo com a executiva de marketing, mestre em comportamento digital de consumo, Fátima Bana, para dissipar preocupações de fraude desde o início da jornada de compra, as lojas virtuais podem adotar estratégias como: exibir certificados de segurança visíveis na página inicial; ter uma política de privacidade transparente e fácil de encontrar; apresentar revisões e depoimentos autênticos de clientes satisfeitos; utilizar um sistema de pagamento confiável e reconhecido; e oferecer várias opções de pagamento, incluindo aquelas amplamente reconhecidas.

É fundamental que o processo de checkout seja rápido e fácil, com opções de pagamento seguras e variadas. Além disso, garanta que o site seja otimizado para dispositivos móveis. Isso inclui ter um design responsivo (que se adapte aos diferentes dispositivos), carregamento rápido das páginas e um processo de checkout otimizado para dispositivos móveis.

Abandono de carrinho: estratégias para minimizar

Fatores como a cor do botão do carrinho de compras, tempo de permanência do produto, ou gatilhos mentais podem influenciar na taxa de abandono do carrinho, pontua a especialista.  Neste sentido, as recomendações são:

– COR DO BOTÃO: cores como verde ou azul tendem a transmitir confiança, enquanto vermelho pode indicar urgência;
– TEMPO DE PERMANÊNCIA: um tempo prolongado no carrinho pode indicar hesitação; nesse caso, um lembrete sutil pode ajudar;
– GATILHOS MENTAIS: a utilização de gatilhos mentais, como “Oferta por tempo limitado” ou “Estoque limitado”, pode criar um senso de urgência.

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