ApexBrasil alavanca oportunidades para e-commerce internacional

Durante o E-xport Meeting 2024, ApexBrasil reuniu especialistas em vendas digitais, discutiu tendências e ampliou parcerias com gigantes do e-commerce

Publicado em 7 de agosto de 2024 | 09:01 |Por: Júlia Magalhães

Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoveu o maior encontro de e-commerce internacional do país. A quinta edição do E-xport Meeting contou com mais de 20 painéis e 55 palestrantes, oferecendo um espaço de debate e qualificação para empresas brasileiras interessadas em expandir seus negócios no mercado internacional por meio do comércio eletrônico.

“É impressionante ver o crescimento do e-commerce, e a ApexBrasil está diretamente envolvida nesse processo. Queremos incentivar micro e pequenas empresas a se internacionalizarem por esse meio. Este ano, renovamos nossa parceria com a Amazon Brasil e assinamos convênios com o Mercado Livre e o E-commerce Brasil, plataformas essenciais para aumentar a presença do Brasil no e-commerce global”, afirmou o presidente da Agência, Jorge Viana.

O comércio internacional por meios digitais no Brasil está em ascensão. Em 2023, de acordo com a Euromonitor, o valor do e-commerce brasileiro atingiu US$ 50,6 bilhões, representando 1,3% do total mundial. Entre 2019 e 2023, o crescimento médio anual do segmento no Brasil foi de 32,2%, uma das taxas mais altas entre os principais players globais.

Oportunidades

Durante o E-xport Meeting, a ApexBrasil expandiu suas parcerias para fortalecer a presença dos produtos brasileiros no mercado global. A agência assinou Memorandos de Entendimento (MOU) com o Mercado Livre, o E-commerce Brasil e a Amazon Brasil nesta edição do evento.

“São parcerias estratégicas para avançarmos na disseminação de conhecimento sobre as oportunidades do e-commerce e também para qualificarmos mais empresas para aproveitá-las”, comentou a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza.

A colaboração entre o Mercado Livre e ApexBrasil, vai oferecer treinamentos e capacitações em logística e marketing. Presente em 18 países, o Mercado Livre é o maior ecossistema de comércio online da América Latina, fornecendo ferramentas digitais e tecnológicas para empresas e indivíduos comercializarem produtos e serviços.

A cooperação entre ApexBrasil e Amazon Brasil visa qualificar empresas para o mercado norte-americano. Segundo a analista da Coordenação de Competitividade da ApexBrasil, Camila Paschoal, a proposta é promover a internacionalização das empresas brasileiras por meio de uma inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e melhorar sua presença digital. A Amazon busca ampliar o número de vendedores brasileiros em sua plataforma, oferecendo treinamento e facilitando a exportação via e-commerce.

Já com o E-commerce Brasil, a ApexBrasil planeja iniciativas focadas em gerar conhecimento e aumentar o volume de exportações de empresas nacionais. As ações incluem a aproximação de instituições do ecossistema digital, apoio à atuação no e-commerce e a disseminação de informações sobre o panorama do comércio eletrônico e como superar barreiras de exportação.

E-xport Meeting

O E-xport Meeting é um evento estratégico do Programa E-xport da ApexBrasil, servindo para divulgar resultados e apresentar novas ações de apoio às empresas brasileiras no e-commerce internacional.

Além das parcerias anunciadas, outras colaborações já estão em andamento no Programa e-Xport da ApexBrasil, como com a Shopee para o sudeste asiático e com o Alibaba.com, o maior ecossistema B2B do mundo.

Também são realizados programas de mentoria com parceiros institucionais, como o Programa Mulheres Globais, em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias, e o Programa de Aterrissagem em e-commerce, em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura.

“O aumento de participantes nesta edição mostra que o interesse das empresas brasileiras pelo comércio digital está crescendo. O evento foi uma excelente oportunidade para os empreendedores conhecerem o que a ApexBrasil oferece neste segmento por meio do Programa E-xport”, reforçou Clarissa Furtado, Gerente de Competitividade da ApexBrasil.

Painéis e próximos passos: vem aí o E-xport Meeting Virtual

O E-xport Meeting 2024 trouxe conteúdo relevante para as empresas. O CEO da Sellersflow, João Pedro, discutiu a entrada de empresas brasileiras na Amazon.com, exemplificando produtos brasileiros bem-posicionados no marketplace. Ele destacou aspectos como o modelo de consumo americano, a apresentação do produto e a utilização de imagens eficazes, além de como usar a plataforma para dados e benchmarking.

João Pedro compartilhou uma dica valiosa para pequenas empresas que desejam começar na Amazon.com: “Primeiro, o produto precisa ser bom. Segundo, comece pequeno. Escolha alguns produtos com variedade para o consumidor e teste o mercado. Esteja preparado para investir, mas saiba que, com análise correta e uso eficaz das ferramentas de marketing digital, o sucesso é possível.”

Os painéis também abordaram meios de pagamento, contabilidade, tributação, logística e certificações necessárias para o mercado americano. Valdir Ponchio, CEO da Mr. Cont, discutiu a emissão de Notas Fiscais e o trâmite contábil no processo de exportação, concluindo com uma dica crucial para empresários brasileiros:

“Faça um bom planejamento. Não comece exportando muitos produtos; faça testes, verifique a aceitação no mercado e aumente a quantidade de produtos de forma proporcional. Isso evita perdas desnecessárias e otimiza o investimento da empresa.”

Para quem não pôde participar do E-xport Meeting 2024, a ApexBrasil realizará o E-xport Meeting Virtual de 3 a 5 de setembro, oferecendo mais uma oportunidade de acesso a conteúdos qualificados que podem transformar empresas.

Serviço

E-xport Meeting Virtual

Quando: de 3 a 5 de setembro
Informações no site da ApexBrasil

(Com informações de ApexBrasil)

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