Black Friday 2022: 6 dicas para fazer e se destacar

Especialista pontua questões importantes para somar às suas estratégias para a Black Friday 2022

Publicado em 1 de novembro de 2022 | 08:17 |Por: Júlia Magalhães

Entramos em um dos meses de maior espera no varejo. Afinal, novembro é pautado pela Black Friday. A edição de 2021 teve grande impacto no varejo brasileiro. O faturamento atingiu a cifra de R$ 4,2 bilhões — 5% a mais do que em 2020. Por isso, é natural que os lojistas estejam ansiosos pela data. E mais, este ano ganha fôlego especial junto à Copa do Mundo – que deve ser fundamental para motivar as pessoas a comprarem móveis e eletrodomésticos.

Vale destacar que o planejamento continua sendo primordial para se ter um resultado satisfatório. Hoje, a quatro semanas do esperado 25 de novembro, ainda é tempo de rever o que sua loja está planejamento para os consumidores. Por isso, confira as dicas do especialista em neurolinguística e mentor empresarial, Gustavo Medeiros. Segundo ele, ter estratégias continua sendo o mais aconselhável mote para os bons resultados.

1- Fique de olho nos principais acontecimentos do mês

“Tem a Black, mas também teremos Copa do Mundo, primeira parcela do 13º salário sendo paga aos trabalhadores, véspera dos amigos secretos, do Natal, logo é preciso buscar um planejamento de como costurar todas essas datas visando o melhor resultado para empresa”, pontua Medeiros.

2- Opte pelos dois formatos

Além da própria sexta-feira de descontos, adotar um formato de “Black Week” (uma semana de promoções) é uma ótima estratégia, de acordo com o especialista. Mas, lembre-se de garantir descontos especiais para o próprio dia 25 de novembro.

“Tenha uma campanha impactante nesse período. Uma semana de muitas ofertas e no dia mesmo ser mais agressivo. Sugestão: abrir a empresa mais cedo, promover um café da manhã como cortesia para que tudo isso, ou outras ideias nesse sentido, sirva como um convite mais atrativo”, frisa Medeiros.

3- Pense no preço e não tanto na margem

“Não estou dizendo que não é importante ter lucro. É importante pensar nessa margem. Mas tente usar essa época do ano para aumentar a base de clientes. Essa é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes. Então tente ter promoções realmente”, alerta o especialista. Afinal, segundo Medeiros, “ninguém aguenta mais comprar nada pela metade do dobro. Tenha promoções de verdade. Busque algo interessante. Não precisa ter tudo em promoção bombástica. Escolha itens específicos para serem suas armas de impacto”.

Leia mais: Black Friday no Brasil segue com maior força no digital

4- Crie um cashback

O cashback ou dinheiro de volta, caiu no gosto do consumidor. A estratégia fideliza e vale durante o ano todo. Mas, se sua loja ainda não adotou, aproveite a oportunidade da Black Friday para anunciar. Além disso, é possível pensar ações como, “compre agora e tenha tantos % de desconto nas compras em janeiro”, aconselha Medeiros. “Além de funcionar como ferramenta para aumentar a margem de clientes já mencionada, cativa-os para virem ao seu negócio em um época que não é tão movimentada, que não tem tanta frequência de vendas”, aconselha.

“Ter colaboradores focados no resultado desejado na data é exatamente relevante, sobretudo quando há alinhamento de objetivos. Invista nisso” – Gustavo Medeiros, especialista em neurolinguística e mentor empresarial Foto: Divulgação MF Press Global

5- Prepare sua equipe

O atendimento é ponto-chave para a conversão. Em períodos de maior movimentação, onde, muitas varejistas contratam colaboradores extras, ressaltar o foco da empresa e fazê-los ter argumentos de vendas, pode ser o diferencial para o seu faturamento.

6- Separe os clientes por grandes grupos

Por fim, Medeiros pontua que separar clientes por grupo – o que se encaixa no planejamento também – é fundamental. Por isso, reforce a comunicação visual de cada departamento da sua loja. Seja cozinhas, quartos, estofados etc.  “Veja os interesses de alguns grupos de clientes e avance com propostas que se encaixam nesses desejos. Fica bem mais fácil direcionar os compradores às sessões específicas tendo esse conhecimento”, finaliza.

Mas, prepare sua equipe para agregar produtos a cada venda. Muitas vezes, quem busca um estofado pode se interessar por racks e painéis para televisão. Aproveitando o gancho da Copa do Mundo, por exemplo, onde o consumidor irá se reunir com familiares e amigos, ter um ambiente preparado para recebê-los é ótimo argumento de vendas.

Black Friday 2022 ganha especial na Móbile Lojista

A Black Friday é o tema de extensa reportagem da edição 393 da Móbile Lojista. Não deixe de ler! Fizemos uma análise de mercado mostrando como evitar quedas de vendas no e-commerce de móveis!

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