Black Friday 2024: planejamento é o diferencial

Especialista da Enviou criou um checklist abrangente para lojas on-line garantirem sucesso na Black Friday 2024 e outras datas especiais

Publicado em 29 de agosto de 2024 | 08:14 |Por: Júlia Magalhães

A Black Friday 2024, uma das ocasiões mais aguardadas pelos varejistas em todo o mundo, já tem data marcada: 29 de novembro. A Black Friday é muito mais do que uma simples data no calendário; é uma oportunidade estratégica para varejistas alavancarem suas vendas.

Contudo, para aproveitar ao máximo essa ocasião, um planejamento detalhado e antecipado se torna essencial. Não basta apenas participar do evento; é essencial que as lojas on-line estejam preparadas para maximizar suas oportunidades de vendas e enfrentar os desafios que surgem com o aumento significativo no tráfego e nas transações.

O especialista em e-commerce e CEO da Enviou, Felipe Rodrigues, destaca que as lojas on-line que pretendem participar do evento devem iniciar o planejamento de suas ações o quanto antes para garantir vendas bem-sucedidas. Ele enfatiza a importância de preparar as equipes e a empresa para o aumento significativo no movimento durante as ofertas e queimas de estoque.

Pensando nisso, Rodrigues desenvolveu um checklist essencial para que as lojas on-line estejam prontas para a Black Friday, Black Week, ou até mesmo para uma Black Month.

Planejamento para Black Friday 2024

Os principais pontos de atenção destacados pelo especialista incluem:

  • Verifique a disponibilidade de produtos em estoque;
  • Certifique-se de que a equipe de logística já está totalmente organizada para a ocasião e faça os últimos ajustes;
  • Faça um último checkup com a equipe de TI para que a loja não saia do ar, caso o número de acessos seja muito elevado;
  • Cheque se a equipe de atendimento já está afinada e devidamente treinada para atendimentos de emergência e auxílio aos clientes, inclusive na madrugada;
  • Verifique os preços dos produtos. O consumidor está cada vez mais atento e pesquisando os itens que quer adquirir desde já, assim, cuidado com os preços praticados atualmente e os que serão anunciados na Black Friday. Garanta que o desconto será real;
  • Também observe as políticas de frete. Não adianta oferecer desconto no produto e embuti-lo no frete. Não tente enganar o consumidor. Ele está atento;
  • Atenção às comunicações feitas na loja. Se determinado produto em promoção for de uma coleção anterior ou se o produto estiver próximo do vencimento, por exemplo, deixe isso claro;
  • Revise as ações de marketing programadas: para garantir que os clientes saibam dos itens em promoção, comece a anunciar a participação da loja na Black Friday com algumas semanas de antecedência. Um bom meio para isso é o e-mail marketing. Seja criativo, ofereça pequenas “pílulas” do que será possível adquirir com descontos;
  • Organize avaliações do histórico de compras de quem já é cliente da sua loja e, se possível, ofereça produtos relacionados na Black Friday com descontos especiais para esse consumidor específico. Essa é uma boa forma de prestigiar e fidelizar clientes;
  • Vai fazer campanha de cashback? Verifique se os mecanismos estão claros para os clientes e cuide para que o sistema entregue os valores prometidos;
  • Faça uma revisão de todos os pontos com o seu time para garantir que a ação seja perfeita e boas vendas!

Potencialize seus resultados

Para potencializar o planejamento, Rodrigues recomenda o uso combinado de ferramentas que fortaleçam o marketing e as estratégias de vendas. “Uma boa plataforma de e-mail marketing e a entrega de conteúdos personalizados por esse canal podem ser excelentes para levar o cliente à loja on-line”, pontua.

Ao mesmo tempo, o especialista salienta que utilizar ferramentas que promovam a recuperação de carrinhos abandonados e que detectem o abandono de navegação, podem ser decisivas na hora de converter uma venda que já estava praticamente perdida.

“Também vale investir em ferramentas de gatilho personalizado, que permitem o envio de conteúdos totalmente customizados ao consumidor, para despertar o desejo por um determinado item”, finaliza.

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