Começa hoje, 6 de setembro, a “Semana do Brasil”
Iniciativa pretende criar um clima de estímulo comercial no mês de setembro
Publicado em 6 de setembro de 2019 | 08:25 |Por: Everton Lima
A partir de hoje (6) começa a “Semana do Brasil”. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de estimular a economia, incentivando o consumo. A ideia é que a semana do feriado de Independência se torne tão relevante para o comércio brasileiro, como a Black Friday é para o mercado estadunidense.
De acordo com o Governo, mais de 4,6 mil empresas participarão da ação. Elas oferecerão descontos e condições de pagamentos diferenciadas. Caso o lojista deseje oficializar a sua participação, ele pode entrar no site oficial da campanha e baixar o material de divulgação.
Semana do Brasil cria evento em “mês que não tinha nada”
O slogan da campanha é “Vamos valorizar o que é nosso”. Ele será veiculado na TV Brasil (emissora oficial do Governo) e em campanhas publicitárias que serão divulgadas por outros meios, como as redes sociais.
– Tendências de consumo: Kantar dá dicas com base em resultado de estudo
Para o titular da Secretaria de Comunicação (Secom), Fábio Wajngarten, a Semana do Brasil preenche uma lacuna comercial que existia em setembro. “Um mês que não tinha uma data de comércio passará a ter uma data de comércio e turismo”, afirmou ele no dia 3 de setembro, data de lançamento da campanha.
Aliás, o presidente Jair Bolsonaro também esteve presente na cerimônia, ressaltando a sua relevância. “O Brasil vai sair dessa. Nós, juntos, vamos fazer um Brasil diferente. Vamos, lá na frente, apesar do orçamento complicado, dar a volta por cima”, disse.
Wajngarten reconhece que pode demorar um tempo para que consumidores e lojistas se acostumem com a iniciativa. De acordo com ele, “a própria Black Friday demorou para se consolidar no mercado brasileiro”. Nesse caso, ele pede “persistência” aos lojistas.
A cerimônia de lançamento da Semana do Brasil contou com a participação de vários ministros de Estado. O ministro da Cidadania, Osmar Terra foi um deles. A Semana do Brasil se estenderá até o dia 15 deste mês.
(Com informações da Agência Brasil)