Pesquisas retratam o comportamento do consumidor na pandemia
Pesquisas recentes trazem insights sobre o comportamento do consumidor na pandemia, determinados itens, como cadeiras de escritório e mesas tiveram aumento considerável nas buscas do Google
Publicado em 22 de maio de 2020 | 11:54 |Por: Pedro Luiz de almeida
Pesquisas recentes trazem insights sobre o comportamento do consumidor na pandemia. De acordo com dados do Google Trends, catalogados pelo Jornal Nexo, alguns itens tiveram aumento expressivo no volume de buscas durante a pandemia. É o caso, por exemplo, do termo cadeiras de escritório, que, na primeira semana de maio, aumentou mais de 50% nas buscas do Google em relação a média do ano.
Essa curva crescente de busca passou a se intensificar na segunda semana de abril, quando a busca pelo termo “cadeira de escritório” chegou a dobrar a média histórica de pesquisa. Outros itens para casa que tiveram comportamento parecido foram sofás e mesas. Ambos registraram média de buscas 50% maior durante a pandemia do que na média anual.
Segundo análise de Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), uma vez que as pessoas estão trabalhando de casa e adaptando o ambiente as vendas de produtos para o lar acabam crescendo por consequência.
Ainda nas últimas semanas, uma pesquisa encomendada pela Promob Software Solutions ao IEMI – Inteligência de Mercado mostra que a venda de móveis pode ser menos impactada pela pandemia do que se imagina.
“Acredito que deve continuar significativa [venda de móveis pela internet], uma vez que, se os novos compradores do e-commerce forem bem atendidos e ficarem satisfeitos, não voltarão a comprar nas lojas físicas, devido à comodidade oferecida pelo e-commerce”, opina Salvador.
Comportamento do consumidor na pandemia
Um reflexo do comportamento do consumidor na pandemia que está passando mais tempo em casa e tendo que adaptar novas atividades. Nesse aspecto, criando uma possível oportunidade para lojistas do segmento.
Outro estudo que traz dados interessantes sobre o comportamento do consumidor na pandemia é a 7ª edição da pesquisa Impacto nos Hábitos de Compra e Consumo, da Opinion Box. O intuito do levantamento é avaliar como a pandemia mundial está transformando o comportamento do consumidor brasileiro.
Segundo o estudo, boa parte dos brasileiros não está disposta a frequentar locais públicos e aglomerações neste ano. Dessa forma, o e-commerce deve continuar sendo protagonista para a compra de uma grande parcela de pessoas.