Pesquisas retratam o comportamento do consumidor na pandemia

Pesquisas recentes trazem insights sobre o comportamento do consumidor na pandemia, determinados itens, como cadeiras de escritório e mesas tiveram aumento considerável nas buscas do Google

Publicado em 22 de maio de 2020 | 11:54 |Por: Pedro Luiz de almeida

Pesquisas recentes trazem insights sobre o comportamento do consumidor na pandemia. De acordo com dados do Google Trends, catalogados pelo Jornal Nexo, alguns itens tiveram aumento expressivo no volume de buscas durante a pandemia. É o caso, por exemplo, do termo cadeiras de escritório, que, na primeira semana de maio, aumentou mais de 50% nas buscas do Google em relação a média do ano.

Essa curva crescente de busca passou a se intensificar na segunda semana de abril, quando a busca pelo termo “cadeira de escritório” chegou a dobrar a média histórica de pesquisa. Outros itens para casa que tiveram comportamento parecido foram sofás e mesas. Ambos registraram média de buscas 50% maior durante a pandemia do que na média anual.

comportamento do consumidor na pandemia

comportamento do consumidor na pandemia

Itens para trabalho remoto tiveram crescimento no volume de buscas

Segundo análise de Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), uma vez que as pessoas estão trabalhando de casa e adaptando o ambiente as vendas de produtos para o lar acabam crescendo por consequência.

Ainda nas últimas semanas, uma pesquisa encomendada pela Promob Software Solutions ao IEMI – Inteligência de Mercado mostra que a venda de móveis pode ser menos impactada pela pandemia do que se imagina.

“Acredito que deve continuar significativa [venda de móveis pela internet], uma vez que, se os novos compradores do e-commerce forem bem atendidos e ficarem satisfeitos, não voltarão a comprar nas lojas físicas, devido à comodidade oferecida pelo e-commerce”, opina Salvador.

Comportamento do consumidor na pandemia

Um reflexo do comportamento do consumidor na pandemia que está passando mais tempo em casa e tendo que adaptar novas atividades. Nesse aspecto, criando uma possível oportunidade para lojistas do segmento.

Outro estudo que traz dados interessantes sobre o comportamento do consumidor na pandemia é a 7ª edição da pesquisa Impacto nos Hábitos de Compra e Consumo, da Opinion Box. O intuito do levantamento é avaliar como a pandemia mundial está transformando o comportamento do consumidor brasileiro.

Segundo o estudo, boa parte dos brasileiros não está disposta a frequentar locais públicos e aglomerações neste ano. Dessa forma, o e-commerce deve continuar sendo protagonista para a compra de uma grande parcela de pessoas.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas