Design Biofílico: conheça a tendência do mercado de móveis

Publicado em 1 de março de 2023 | 07:05 |Por: Dominyque

Em matéria publicada no último dia 15, Laís Carelo, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos da Greenplac, citou que, vide a overdose de inovações tecnológicas, uma das tendências em decoração para 2023 é o escapismo e o contato com o natural. Conhecido como “design biofílico”, conceito deve bater recorde de vendas entre os consumidores de móveis neste ano. Conheça as principais peças produzidas neste estilo e saiba quais delas vender.

Biofilia, ou “amor à natureza”, é um conceito nomeado nos anos 80 pelo renomado sócio-biólogo estadunidense Edward O. Wilson. Em sua pesquisa, Wilson reconheceu a importância de elementos naturais na decoração urbana para o bem-estar e saúde mental. Quem também reconhece a importância desse estilo é Luize Andreazza Bussi, arquiteta especialista em design biofílico. Em palestra na ForMóbile Xperience 2021, Luize citou que incorporar plantas no ambiente propicia a purificação do ar.

A fim de emular características do design biofílico, a indústria moveleira já tem como padrão o uso de cores que remetem à natureza. Variações do bege, marrom, verde e azul costumam ser vendidas com nomes de elementos naturais, como areia, carvalho, musgo e mar.  Além das cores, a marcenaria também tem trazido ao público um mobiliário texturizado e com formas mais orgânicas. A intenção é gerar o máximo de sensação de conforto no consumidor.

Mas quais são, propriamente, as peças produzidas com base no conceito do design biofílico?

5 opções de móveis com design biofílico

Seja no que se refere à produção de móveis planejados como ao grande varejo moveleiro, a venda de móveis biofílicos é completamente possível. Com a curadoria correta, a sua loja, fábrica ou marcenaria estará atualizada com um dos conceitos que se consolidará no imaginário de desejos do público consumidos nos próximos anos.

1. Uma das opções é uma adaptação da bancada de cozinha:

Exibida na mostra Casacor, esse utilitário para cômodos integrados vem com um vaso de plantas embutido. Aproveitando o exemplo, por que não inserir as redes no portfólio da sua loja? Aconchegante, esse tipo de móvel é literalmente o que há de mais tradicional no que tange ao naturalismo do dormir no Brasil. Até agora, contudo, é vendido apenas por artesãos locais, sem qualquer grande investimento de varejistas moveleiros. 

2. Mesa em pedra:

Já o projeto de cozinha desenvolvido pela Criare trás uma mesa no padrão Aurum, uma tonalidade mais opaca de granito cinza. Mesas e bancadas que lembram pedras e rochas também fazem parte do conceito biofílico.

3. Jardim vertical, o clássico:

É claro que não poderíamos deixar de falar do móvel clássico do design biofílico. Febre entre os consumidores que moram em apartamentos pequenos, esta peça de madeira é conhecida por suportar um maior número de plantas sem ocupar muito. Produzido normalmente sob encomenda por marcas como a Minha Jardineira, o jardim vertical é a peça perfeita para entrar no portfólio de grandes fabricantes.

4. Acessórios com design biofílico:

Para criar o interior biofílico dos sonhos, o público consumidor com certeza vai querer comprar alguns acessórios. Vender mesas de centro com desconto caso leve alguns vasos é uma excelente ideia para os varejistas.

5. Gaveteiro com textura em tela:

Por fim, não esqueça de apostar nas texturas. Até móveis mais privados, como gaveteiras de quarto, podem trazer a sensação de conforto e escapismo quando desenhados com tela natural.

Veja mais tendências de consumo de móveis no emobile.com.br e siga nossas redes sociais.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas